Você sofre com a insônia? Confira 7 hábitos saudáveis para dormir bem



Hoje em dia é muito comum encontrar um grande número de pessoas reclamando de estresse e cansaço. Isso pode ser resultado da correria do dia a dia, falta de exercícios físicos, má alimentação ou, simplesmente, de uma noite de insônia.

Aliás, dormir bem é fundamental até mesmo no que diz respeito à produtividade no trabalho. Afinal de contas, uma pessoa que não tem uma boa noite de sono, costuma ficar exausto, estressado e indisposto para realizar as suas funções.

Nesse sentido, é muito importante encontrar maneiras para conseguir dormir com tranquilidade durante toda a noite, a fim de garantir melhor qualidade de vida e, até mesmo, uma evolução das relações interpessoais.

Pensando nisso, neste artigo apresentamos 7 hábitos saudáveis para dormir bem. Assim, você ainda consegue adotar um estilo de vida mais sadio, se livrando de vícios nocivos para o seu bem-estar. Confira!

1. Não tirar cochilos longos durante o dia

Quem é que não gosta de tirar um cochilo depois do almoço, não é verdade? Por isso, tudo bem se você decidir dar uma dormida de uns 20 minutos depois dessa refeição. O que está terminantemente proibido, são os cochilos longos.

Ou seja, não pense em dormir por mais de duas horas no meio da tarde! Além de causar irritação, pode atrapalhar o sono da noite e fazer com que você tenha a trágica insônia. Portanto, não cochile demais.

2. Preparar o ambiente para dormir

A princípio, cerca de uma ou duas horas antes de ir para a cama, comece a se preparar para dormir. Isso quer dizer que você deve reduzir a exposição à luz visível — que é a luz dos aparelhos eletrônicos (celulares, televisores, computadores etc.).

Então, arrume o ambiente e torne-o apropriado para uma boa noite de sono. Diminua as luzes do quarto, escolha um bom travesseiro e bloqueie a entrada de ruídos, seja fechando a porta ou a janela. Essas ações, apesar de básicas, são eficientes.

3. Evitar cafeína no final do dia

A cafeína é uma substância estimulante. Em outras palavras, ela vai estimular o sistema nervoso e atrapalhar bastante a qualidade do sono. Isso não significa que você deve parar de tomar café, ok?

É uma bebida muito saborosa, mas que precisa de um determinado controle na hora de ser ingerida. Afinal, a cafeína fica, aproximadamente, 6 horas circulando no nosso sistema. Logo, não é uma boa ideia ingerir no final do dia, se você dorme cedo, por exemplo. Exceto se for a versão descafeinada. Nesse caso, não há problema.

4. Meditar antes de dormir

Ninguém consegue dormir quando a mente está trabalhando a todo vapor. É aí que entra a meditação! Essa técnica é muito boa para manter os pensamentos em ordem, fazendo com que a pessoa se sinta mais relaxada, o que colabora, consideravelmente, na qualidade do sono.

Por esse motivo, medite antes de dormir! Depois que você preparar o ambiente, experimente colocar em prática alguma técnica de meditação. Existem até aplicativos para ajudar os iniciantes nesse quesito. Embora não pareça, esse é um dos hábitos saudáveis para dormir bem que são mais interessantes. Logo você perceberá os resultados positivos.

5. Ter uma rotina de horários

O nosso organismo tem um processo conhecido como relógio biológico. É ele que faz o corpo entender que as manhãs são para acordar e as noites para dormir, bem como o objeto que utilizamos para ver as horas.

Entretanto, o relógio biológico só funciona direito quando a pessoa tem um estilo de vida saudável e hábitos corretos. Por exemplo, uma pessoa que dorme às 3h, acorda às 13h, não toma café da manhã e almoça às 14h, tem o seu relógio completamente desregulado.

Nesse sentido, é importante criar uma rotina, fazendo coisas importantes como acordar, comer e dormir sempre nos mesmos horários. Dessa forma, o seu corpo se acostuma e o seu relógio biológico não é alterado, o que vai garantir, ainda, que você tenha boas noites de sono.

6. Consumir alimentos leves antes de dormir

Quando você ingere alimentos muito pesados, o seu organismo vai trabalhar mais, não é verdade? Por isso, não é uma boa ideia comê-los pouco antes de dormir. Isso vai embaralhar todo o seu sono.

Veja bem: para dormir adequadamente, o nosso corpo precisa estar descansado e relaxado. Mas, se o organismo está trabalhando a todo vapor, como isso vai acontecer? Assim, é importante optar pelas comidas mais leves, como frutas.

7. Aumentar a exposição ao sol

Não é que você precise sair por aí tomando sol o tempo inteiro. Entretanto, aquele horário da manhã, indicado para incentivar a produção de vitamina D é fundamental. Afinal, a luz solar é responsável por colaborar na regulação do relógio biológico, bem como aumentar a disposição para enfrentar o dia.

Além disso, o sol também age diretamente na qualidade do sono, evitando insônia ou apenas a dificuldade de conseguir dormir logo. Dessa forma, se exponha à luz solar nos horários adequados para ter uma noite bem dormida.

Percebeu como coisas simples podem atrapalhar o seu sono? Por isso, não deixe de colocar essas dicas em prática! Todos esses hábitos saudáveis para dormir bem são muito importantes não apenas para a sua saúde, mas também para as suas relações interpessoais, porque ainda evita o estresse.

Gostou deste artigo? O que você faz para ter uma noite de sono tranquila? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

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