Vitamina para criança: quais os benefícios e a importância?



Conheça as vantagens das vitaminas para toda criança

Os hábitos saudáveis estabelecidos durante a infância são fundamentais para estimular o desenvolvimento nutricional. A falta de uma alimentação balanceada pode trazer várias consequências imediatas ou à longo prazo na saúde da criança, comprometendo seu sistema imunológico e abrindo espaço para a evolução de doenças, incluindo limitações intelectuais.

Nos primeiros meses de vida, o aleitamento materno é a base para uma vida saudável e durante os anos de crescimento da criança uma rotina alimentar equilibrada, rica em nutrientes, é de extrema importância.

É importante salientar que o atendimento de um pediatra não deve ser dispensado, não somente para mudanças na alimentação da criança, mas buscando um acompanhamento periódico.

A importância da vitamina

Todas as pessoas precisam de vitaminas no corpo para manutenção da vida. Embora elas não forneçam energia, se tratando de calorias, estão envolvidas em vários processos no metabolismo fundamentais para trazer vitalidade, força e vigor diário.

Sua estrutura é composta por orgânicos que o organismo não é capaz de produzir ou produz em quantidades escassas e insuficientes para o funcionamento saudável. Por isso é necessário a ingestão desses nutrientes através de fontes externas, encontrados em determinados alimentos.

No organismo infantil a preocupação com o consumo de vitaminais deve ser ainda maior, já que ele está em fase de desenvolvimento e as sustâncias recebidas garantirão um crescimento saudável, sem complicações graves.

Principais vitaminas para crianças

Existem inúmeras vitaminas e seus benefícios são tão numerosos quanto. Cada uma delas desempenha funções específicas, então uma quantidade excessiva de uma vitamina não serve para compensar a ausência de outra.

Conheça algumas vitaminas que não podem faltar no metabolismo infantil:

Vitamina A

Importante para um crescimento saudável, a vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, queijo, fígado, etc.) e nos de origem vegetal (cenoura, batata-doce, espinafre, manga e entre outros).

Ela tem forte função imunológica e sua ausência no corpo está relacionada à redução na produção de anticorpos. Também contribui para a manutenção da visão, da pele e do cabelo, além de ter participação na formação dos dentes.

Vitaminas B12

Vinda de uma família de vitaminas altamente rica em nutrientes, a B12 é facilmente absorvida pelo organismo. Dentre suas funções biológicas mais importantes está na saúde dos sistemas nervoso, protegendo estruturas responsáveis para o funcionamento de neurônios, e no cardiovascular.

Ao contrário de outras vitaminas, ela não pode ser encontrada em origem vegetal e sim somente através dos animais. As principais fontes são a carne bovina ou suína, ovos, queijo e leite.

Vitamina C

Auxiliando no aumento da resistência do corpo a doenças e até infecções, a vitamina C é muito necessária para a biossíntese do colágeno, um componente fundamental para o tecido conjuntivo, que possui uma função importante na cicatrização de feridas.

Não pode ser dispensada no metabolismo da criança por diversas razões. Ela fortifica os ossos e os dentes, também potencializando a absorção do ferro. Frutas e verduras como abacaxi, mamão, melancia, couve-flor e brócolis são grandes fontes de vitamina C.

Suplementação vitamínica

O auxílio de vitaminas para complementar a dieta da criança pode ser uma ótima opção. Acompanhada de outras medidas de saúde, há suplementos que acrescentam na rotina alimentar todos aqueles nutrientes na dosagem certa.

Gummy Kids

Contendo as principais vitaminas essenciais para o organismo, Gummy Kids foi desenvolvido para colaborar na saúde da criança de maneira divertida e muito prática. São gominhas deliciosas com gosto de infância, fáceis de ingerir e sendo necessárias apenas 2 unidades ao dia.

Nas quantidades ideais de vitaminas A, D, C, B12 e entre outras, o Gummy Kids traz a força e energia que os pequenos precisam.

Esse é o momento de educar a criança em cima de valores saudáveis, respeitando os horários das refeições e priorizando as vitaminas. Aos pais é importante que também sigam o exemplo, oferecendo para os seus filhos os hábitos nutritivos que vocês mesmos possuem.

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