Veja 8 dicas para turbinar o seu sistema imunológico



Preste atenção nessas dicas que separamos que podem te ajudar a aumentar sua imunidade

Talvez você seja o tipo de pessoa que adoece muito fácil e está sempre se recuperando de um resfriado. Isso pode ser um forte indício de que sua imunidade está baixa e, por isso, precisa cuidar do seu sistema imunológico.

O corpo humano possui barreiras capazes de nos proteger de diversas bactérias que tentam penetrar o organismo; células e moléculas espalhadas por todo o corpo com a função de combater e eliminar ameaças de doenças. Essa estrutura de proteção é o resultado da ação do sistema imunológico, que não apenas impede a entrada de microrganismos, mas também é eficaz na defesa contra a transformação maligna de células dentro do nosso corpo.

Não há como dispensar a necessidade de fortalecer o grande produtor de anticorpos. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem turbinar seu sistema imunológico e prevenir doenças.

Tenha uma boa alimentação

Esse é um requisito básico e com certeza muito efetivo. Proporcionar uma boa nutrição para o corpo deve ser uma prioridade constante, principalmente no consumo de alimentos ricos em vitaminas que auxiliam no aumento da imunidade.

É o caso da laranja, acerola e verduras de folhas verdes escuras, como couve, espinafre, agrião etc., que são compostos por Vitamina C, indispensável para quem deseja manter o corpo imune e resistente a infecções. Consumir frutas e verduras de modo geral diariamente é um grande fator de ajuda.

Faça exercícios físicos

Há inúmeros benefícios para saúde com a prática de exercícios físicos: melhora o sistema cardiovascular, a composição corporal, função respiratória e, especialmente, o revigoramento da função imunológica. A diminuição do estresse causado por essas atividades também é um grande aliado na busca por um organismo imune.

Essa resposta positiva acontece geralmente em casos de atividades de cunho não competitivo. Atletas comprometidos com períodos extensos e intensos de treinos, por exemplo, estão propícios a receber fortes cargas de estresse e ansiedade.

Fuja do estresse

Não é apenas o estresse causado por exercícios físicos intensivos que pode ser maléfico para a saúde. A tensão psicológica provocada pela agitação do dia-a-dia também enfraquece o sistema imunológico. Procure sempre utilizar estratégias e ações que podem blindar a sua mente contra a inquietação, como evitar brigas e acumular preocupações.

Beba muita água

Para qualquer tópico relacionado à saúde, beber água é sempre um fator indispensável e não seria diferente para a imunidade. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, pois um corpo hidratado é capaz de prevenir muitas doenças.

Durma bem

Não é todo mundo que consegue ter uma boa noite de sono, contudo as consequências de um corpo sem descanso sempre se manifestam. Acontece no decorrer do dia, com a falta de produtividade e a redução de energias. São danos que podem afetar todo o organismo, incluindo o sistema imune.

O ideal é que cada pessoa durma entre 7 e 9 horas por dia. Se você possui problemas de insônia, procure um profissional capaz de te ajudar com tratamentos para manter o sono regularizado.

Esteja em dia com as vacinas

Durante muitos anos as vacinas são objetos de estudos e a sociedade reconhece o quanto são indispensáveis na prevenção contra doenças. Elas estimulam o organismo para a produção de anticorpos e é uma forma confiável de adquirir imunidade ativa, que pode durar vários anos ou até mesmo uma vida inteira.

Desse modo, se alguém for contaminado mais uma vez pela doença, as células do sistema imunológico produzirão os anticorpos e poderão impedir os microrganismos antes que a doença seja desenvolvida.

Proteger o corpo e a saúde é necessário, pois ninguém consegue ser produtivo quando está doente. Observe essas dicas e comece a aplicá-las no seu dia-a-dia a partir de hoje. Com certeza elas resultarão em mudanças positivas na sua saúde.

Deixe um Comentário

um + 17 =