Veja 5 vitaminas para incluir na dieta das crianças



A infância é uma fase que exige uma alimentação saudável, pois os pequenos estão se desenvolvendo. Nesse sentido, oferecer alimentos ricos em vitaminas é fundamental para o bom funcionamento do organismo das crianças.

Afinal, cada nutriente é responsável por exercer uma função importante no corpo, desde a manutenção do sistema imunológico até o desempenho adequado da visão. Isso significa que inserir vitaminas na dieta das crianças é uma preocupação que todos os pais devem ter.

Por isso, se você quer saber quais os nutrientes fundamentais para incluir na nutrição dos pequenos, está no lugar certo! Neste post apresentamos 5 vitaminas importantes para o desenvolvimento das crianças. Acompanhe!

1. Vitamina A

Esse nutriente é superimportante para os pequenos, pois é o responsável pela visão. É por causa da vitamina A que somos capazes de distinguir as cores umas das outras e de enxergar em ambientes pouco iluminados. Além disso, ela é também é a responsável por cuidar do desenvolvimento dos dentes, ossos e pele.

Portanto, é essencial para as crianças, já que a deficiência dessa vitamina pode resultar em problemas de vista — como não conseguir enxergar direito no escuro e à noite, bem como não conseguir reconhecer tons —, pele seca, doenças respiratórias etc.

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos como leite, ovos, carnes e frutas como melão e manga, por exemplo.

2. Vitaminas do complexo B

Dessa família fazem parte as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B12. Elas são responsáveis por dar energia às crianças, produzir glóbulos vermelhos e colaborar com a saúde do coração, sistema neurológico, intestino, pele e cabelos. Então, a deficiência dos nutrientes do complexo B podem ser bastante prejudiciais aos pequenos.

Isso porque a falta dessas vitaminas pode deixar a criança abatida, anêmica, com a imunidade baixa, tonta, enjoada, com a vista cansada e, ainda, interferir no crescimento dela.

Dessa maneira, é muito importante inserir alimentos com esses nutrientes na alimentação dos pequenos. Eles podem ser encontrados em peixes, no abacate, no fígado, no frango, em castanhas, folhas escuras etc.

3. Vitamina C

Com certeza, em algum momento, você já tomou essa vitamina enquanto estava gripado, não é mesmo? Ela é muito conhecida por essa propriedade de aumentar as defesas do organismo. Por isso, é fundamental acrescentá-la na dieta da criançada.

Vale lembrar que a vitamina C não é boa só nessa parte. Ela também é responsável por dar resistência aos dentes, músculos e ossos, auxiliar na cicatrização e, ainda, potencializar a absorção do ferro.

Em vista disso, sua deficiência pode acarretar em problemas como fraqueza dentária deformação nas articulações e ossos, além de dificuldades para cicatrizar ferimentos. Dessa forma, para ajudar no desenvolvimento das crianças, você precisa inseri-la na dieta delas o quanto antes. É possível encontrar a vitamina C em alimentos como leite materno, frutas cítricas e vegetais de folhas verde-escuras.

4. Vitamina D

Um dos nutrientes mais importantes para a criançada, a vitamina D colabora com a absorção do cálcio e do fósforo, o que faz com que os dentes das crianças sejam fortes e saudáveis.

Entretanto, a principal fonte desse nutriente é o sol, por isso, é fundamental levar os pequenos diariamente para receber a luz solar por cerca de 15 minutinhos — e sem protetor. O ideal é que esse momento aconteça antes das 10h ou após as 16h, horários em que os raios solares são mais saudáveis e menos agressivos.

Esses são hábitos interessantes de serem adotados, uma vez que a deficiência de vitamina D pode resultar no enfraquecimento dos ossos e, consequentemente, provocar o raquitismo dos pequenos. Esse nutriente é fácil de ser encontrado em alimentos como leite e derivados, peixes, ovos, fígado etc.

5. Vitamina E

Responsável por evitar doenças cardíacas, a vitamina E é um incrível antioxidante. Dessa maneira, ela reduz as chances de desenvolver um câncer, além de diminuir os efeitos da diabetes.

Sua deficiência pode ter consequências graves para os pequenos, como dificuldades para andar, músculos fracos e anemia. Então, para evitar essa situação, ofereça alimentos como brócolis, amendoim, espinafre, manga, kiwi etc.

Viu como as vitaminas são essenciais para o desenvolvimento das crianças? Cada uma exerce um papel fundamental no organismo dos pequenos, por isso são nutrientes insubstituíveis.

Logo, procure inseri-las na dieta da criançada, oferecendo alimentos nutritivos. E, quando houver recusas, use a criatividade na hora de montar os pratos. Assim, você garante a alimentação saudável da criança e o bom funcionamento do organismo dela. O importante é não deixar que o desafio impeça você.

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