Veganismo: o que é, benefícios e cuidados necessários



Entenda como funciona esse estilo de vida ausente de qualquer consumo animal

Dentre as causas sociais que são importantes e se destacaram ao longo dos anos, o veganismo vem ganhando cada vez mais espaço e diversas pessoas têm adotado esse estilo de vida. Muito se fala sobre isso, mas ainda existem mitos relacionados ao veganismo que prejudicam o movimento e incentivam a desinformação.

Por isso, se você deseja conhecer um pouco mais sobre o veganismo, abaixo vamos esclarecer alguma dúvidas sobre o assunto.

O que é veganismo?

É um estilo de vida que procura combater toda forma de exploração e crueldade contra animais. Isso, consequentemente, traz alterações na alimentação, no vestuário, no consumo de produtos e qualquer em outra finalidade que seja de origem animal, para não contribuir para o sofrimento deles.

Algumas pessoas confundem veganismo com vegetarianismo. A diferença entre os dois é que o vegetariano não consome carne, porém ainda possuem em suas refeições alimentos de origem animal, como ovos, queijo, leite etc., enquanto os veganos não consomem nada proveniente de animais.

Quais são seus benefícios?

A dieta vegetariana traz muitos benefícios para saúde, pois contém menos gorduras saturadas e mais fibras, além da quantidade reduzida de colesterol. Incentiva a busca por alimentos mais saudáveis, já que a maioria dos alimentos com alto teor calórico e com níveis reduzidos de nutrientes, são de origem animal.

Veganos, ao contrário do que se pensa, costumam comer bem e de maneira bastante variada. Comidas essenciais nas nossas refeições diárias, que são naturalmente veganas, não são descartadas, como o caso do arroz, feijão, frutas, legumes e entre outros.

O fator ambiental dentro do veganismo também é muito importante, pois o consumo de intenso de carne pode trazer vários impactos no ambiente. Segundo a ONU, a pecuária é responsável pelo aumento dos gases poluentes que causam o efeito estufa. Não somente os animais que são afetados por essa indústria, mas também inúmeras formas de vida são atingidos e o ecossistema do planeta é prejudicado.

Cuidados que precisam ser tomados ao se tornar vegano

Ao adotar esse estilo de vida, os hábitos alimentares recebem fortes alterações. Carnes e produtos de origem animal são constante nas refeições de muitas pessoas e, por isso, é necessário tomar certos cuidados na nova dieta, obtendo em todos os outros alimentos naturais, os nutrientes que nosso corpo precisa.

É importante, ao menos nos primeiros meses de mudança, ajuda de um nutricionista, que auxiliará nos tipos e na quantidade de alimentos que se deve ingerir. É sempre bom ter uma dieta variada e não ficar preso nos mesmos alimentos, isso é extremamente possível. Existem muitas comidas naturais, ricas em proteínas e vitaminas, que podem substituir o que precisou ser cortado. É o caso da amêndoa, do amendoim, feijão, arroz e diversos outros alimentos que podem ficar no lugar da carne, por exemplo.

O veganismo não é um estilo de vida fácil no início, sobretudo quando sua rotina está cercada de maus hábitos. Mas a força de vontade e o desejo de lutar pela causa vão tornar essa mudança necessária e prazerosa. Tudo é uma questão de costume, com o tempo se ver longe de tudo o que fere os animais será natural e o razão da sua escolha será mais importante que seus próprios gostos.

Deixe um Comentário

2 × três =