Suplementos alimentares: tudo que você precisa saber



Você tem interesse em começar a consumir suplementos alimentares, mas não sabe nada sobre o assunto? Então você está no lugar certo! Neste artigo, estão todas as informações sobre: O que são esses suplementos, quais os tipos que existem no mercado e as suas funções e se qualquer pessoa pode consumi-los.

O que é um suplemento alimentar?

Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação. Podem ser compostos por uma série de vitaminas e minerais; por isso, alguns também são conhecidos como multivitamínicos, ou então, podem conter apenas determinadas substâncias como é o caso da Creatina e da Spirulina, que são indicados especialmente para quem pratica algum tipo de atividade física.

Para que servem os suplementos alimentares?

Servem para complementar a alimentação saudável e não como forma de substituição para a refeição. Devem ser utilizados sob indicação de um médico ou nutricionista.

Afinal, são esses profissionais mais capacitados para detectar quais as necessidades que cada organismo tem. Por isso, é importante sempre ter acompanhamento especializado.

Quais suplementos alimentares existem e suas funções?

  • Suplemento alimentar hipercalórico – sua função é a de aumentar peso corporal. Exemplos: Pro Gainer, Performance Gainer, Real Gains;
  • Suplemento alimentar proteico – para ganhar massa muscular. Exemplos: Whey Protein, Caseína, Albumina;
  • Suplemento alimentar termogênico – para emagrecer e/ou aumentar velocidade de metabolismo. Exemplos: cafeína, taurina, arginina;
  • Suplemento alimentar antioxidante – combate o envelhecimento. Anti-Ox, Cúrcuma, Vitalift;
  • Suplemento alimentar hormonal – regulariza o sistema hormonal. Exemplos: M-Stan, Tribulus Terrestris, Testosterona;
  • Suplemento alimentar capilar – auxilia no crescimento e fortalecimento capilar. Exemplos: Gummy Hair, Opti-Women,
  • Suplemento alimentar multivitamínico – ajuda no crescimento e desenvolvimento infantil e, para o público adulto, previne doenças e baixa imunidade. Exemplos: Opti-Men, Centrum, Uni-Vite, Gummy Kids;
  • Suplemento alimentar natural – podem ser de diversos tipos, como os fitoterápicos. Em geral, servem ao objetivo de redução das medidas e controle de funções do organismo. Exemplos: Vitamina D, Vitamina E, Ômega-3, Sinelim.

Qualquer pessoa pode tomar suplementos alimentares? Quando tomar?

Qualquer pessoa pode fazer o uso dos suplementos alimentares, porém é preciso consultar um médico com antecedência para saber qual produto é ideal para você. Além disso, é preciso levar em consideração que não se alcança o seu objetivo apenas com suplemento alimentar, é preciso aliá-lo a atividades físicas e adotar uma dieta balanceada e saudável.

Cada caso é diferente do outro e o momento mais indicado para consumir suplementos alimentares é bem variável. Por exemplo, a albumina possui uma lenta absorção e deve ser consumida antes de repousar, já o Whey Protein é indicado para consumir pós-treino, mas também pode ser consumido durante a manhã ou no lanche da tarde.

Para que o suplemento alimentar faça o efeito desejado, é necessário que outros fatores estejam em dia como:

  • a saúde gastrointestinal;

  • tipo de treino;

  • qualidade do sono;

  • regulação hormonal.

Por isso, é contraindicado consumir o produto sem o acompanhamento adequado, pois o uso excessivo de suplementos alimentares pode causar efeitos indesejados e malefícios ao organismo – problemas renais, inchaço, aumento de peso, envelhecimento precoce e acne. Além disso, pode trazer riscos de doenças graves.

Para quem está iniciando a musculação e quer consumir algum suplemento alimentar, existem diversas opções de suplementação para definição, reparação, recuperação e crescimento muscular.

A persistência e a disciplina são extremamente importantes no processo da musculação. É preciso lembrar que resultados não surgem da noite para o dia, exige muita paciência. Uma das dicas é planejar pequenas metas, pois o resultado só depende da própria força de vontade.

Gostou do artigo falando tudo sobre os suplementos alimentares? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um Comentário

3 × quatro =