Sedentarismo: descubra 5 sinais que indicam o problema



Estar sedentário vai muito além de não ter um corpo definido e viver com aquela preguiça que parece infinita. Considerada a doença do século, o sedentarismo é resultado de um estilo de vida desregulado e pode oferecer riscos para a saúde.

Desde doenças cardiovasculares, até diabetes e câncer, são patologias que podem se desenvolver devido à falta de atividades físicas. Essa situação acontece porque, atualmente, existem várias modernidades cujo objetivo é facilitar a vida das pessoas.

Entretanto, a agilidade para fazer coisas simples é tanta que acaba levando a um caminho nada saudável, em que os indivíduos se recusam a sair de suas zonas de conforto. Dessa maneira, as pessoas deixam de se alimentar corretamente e preferem ficar jogadas no sofá, a praticar algum exercício.

No entanto, o sedentarismo é, de fato, uma doença grave e que pode levar à morte. Por esse motivo, neste texto mostramos os principais sinais de que você está sedentário. Assim, conseguindo identificar o problema, buscar soluções fica muito mais fácil. Confira!

1. Cansaço

Você sente-se cansado por qualquer coisa? Por exemplo, caminhou um pouco no shopping e parece que correu em uma maratona? Esse é um dos principais indícios de quem leva uma vida sedentária.

Uma vez que a prática de atividades físicas não está na lista de prioridades, o seu corpo fica despreparado para realizar percursos simples. Ainda, mesmo que o trabalho seja cansativo, uma pessoa que não se exercita, costuma apresentar uma fadiga maior do que o aceitável, após o expediente.

2. Insônia

Durante a prática de exercícios físicos, o corpo libera hormônios como a endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor. Além disso, são substâncias importantes para a manutenção do sono.

Isso porque elas promovem, também, um relaxamento da mente. Sabe quando os pensamentos estão a todo vapor na sua cabeça, impedindo que você tenha uma noite de sono tranquila? A atividade física vai ajudar a evitar esse problema.

3. Sobrepeso

O mais comum entre os sinais de que você está sedentário é, com certeza, o sobrepeso. Afinal, o sedentarismo é, basicamente, consequência de um estilo de vida desequilibrado, cuja alimentação saudável, bem como os exercícios físicos, é quase inexistente.

O sobrepeso é um indício bastante preocupante, uma vez que pode levar à obesidade. Dessa maneira, as chances de acontecerem outras doenças em decorrência dele são bem maiores.

Ou seja, problemas cardíacos, de circulação ou articulares são patologias que podem ocorrer com quem sofre de sobrepeso. Então, a questão vai muito além da estética: trata-se da saúde.

4. Estresse

Com o dia a dia tão agitado e a vida corrida dos dias atuais, é completamente comum ficar estressado. Entretanto, ele pode ser resultado de uma vida sedentária também. Afinal de contas, muitas pessoas não praticam atividades físicas — por causa do trabalho, ou simplesmente por falta de vontade.

Logo, o corpo não sofre aquele estímulo que acontece durante os exercícios, que promovem a liberação de endorfina e serotonina e que são capazes de acabar com o estresse. Nesse sentido, é fundamental manter o corpo em movimento, já que isso pode acabar com a saúde mental e física.

5. Falta de fôlego

Você subiu alguns degraus de uma escada e percebeu que ficou sem fôlego? Essa é outra demonstração do seu corpo de que ele não vai bem e você está sedentário. Vejamos: quando fazemos exercícios, trabalhamos a nossa respiração também.

Então, sem isso, a sua capacidade respiratória se torna menor, bem como a resistência. Por esse motivo, a prática de atividades físicas é imprescindível para que você consiga realizar esforços simples, como fazer uma caminhada mais longa.

Viu como os sinais de que você está sedentário, embora aparentem inofensivos, podem causar verdadeiros estragos na sua vida? Por isso, não hesite em tirar um tempinho do seu dia para a prática de atividades físicas.

Para ter mais ânimo, você pode tomar algum suplemento. O SineLim Energy, por exemplo, é ideal para isso, pois oferece disposição, foco e energia, itens fundamentais para quem está em busca de sair da zona de conforto e manter o corpo em movimento.

E aí? Gostou deste texto? O que você faz para não ter uma vida sedentária? Deixe o seu comentário!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support