Saúde, bem-estar e qualidade de vida: fatores que influenciam



Conheça os aspectos da rotina que afetam a nossa qualidade de vida

Diante de uma rotina atarefada, cercada de estresse ou simplesmente ser sucumbido pelos problemas, a nossa saúde acaba sendo comprometida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”, confirmando a importância da qualidade de vida como um todo.

O conceito de qualidade de vida é um pouco versátil e embora não seja possível trazer uma única definição do tema, existe um consenso em maioria ao descrevê-la como uma satisfação geral com a vida, onde certos aspectos individuais se juntam e trazem ao ser humano esse sentimento. Também é visto como algo particular de cada ser humano, baseado em seus valores e no contexto cultural ou social que está inserido, assim como seus desejos e expectativas.

No entanto existem várias questões pertencentes ao nosso cotidiano que influenciam fortemente na nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. Confira abaixo alguns deles:

Alimentar-se bem

Uma má alimentação traz consequências severas à saúde, presentes no número de doenças e óbitos decorrentes dessa circunstância. A falta de alimentos na quantidade e qualidade necessárias para o indivíduo é um problema social evidente.

E, por outro lado, há pessoas que não se alimentam bem devido à hábitos ruins, onde não existe uma preocupação devida aos tipos de comidas consumidas diariamente, ausentes de valor nutritiva. Nutrição é crucial para o corpo e vida saudáveis.

Combater o sedentarismo

A ausência de exercícios no corpo pode resultar em muitas doenças, como diabetes, complicações cardiovasculares, aumento do colesterol, problemas nas articulações e várias outras. As atividades físicas regulares são as protagonistas na luta contra o sedentarismo, ajudando não somente na prevenção de doenças, mas no bem-estar pessoal.

Para quem deseja adotar uma rotina de treinamentos, mas não sabe por onde começar, o ideal é adaptar o seu corpo a essas tarefas aos poucos. Faça exercícios simples como agachamento, prancha e abdominais, apenas 15 minutos ao dia, até aumentar o ritmo dos treinos de acordo com sua capacidade.

Dormir bem

Não há dúvidas de que um boa noite de sono é fundamental para qualquer pessoa, pois o corpo precisa descansar adequadamente após as energias gastadas ao longo do dia. O recomendado é dormir pelo menos 8 horas diariamente sem interrupções.

Muitos sofrem com insônia e não conseguem entregar-se ao sono tão rapidamente. Isso acontece por diversas razões que podem envolver o uso excessivo de tecnologia, sedentarismo, estresse ou doenças neurológicas.

Se sua falta de sono chegar a níveis prejudicais para a sua saúde, não hesite em procurar ajuda profissional.

Ter momentos de lazer

Obrigações com o trabalho, estudo ou as tarefas diárias pode vezes acabam tomando bastante o nosso tempo e são fontes constantes de preocupação. Contudo, cuidar de si mesmo e ter momentos de lazer é uma atividade que não pode ser dispensada para uma boa qualidade de vida.

Fazer coisas relaxantes como um passeio com a família, sair com os amigos ou desfrutar da própria companhia no seu lugar favorito podem melhorar potencialmente o humor, trazendo inúmeros benefícios para a saúde mental.

Pensando no bem-estar pessoal, tire frequentemente um tempo reservado para o seu lazer. Ter esses momentos pode até fazer com que a correria pesada do dia seja mais fácil de suportar.

Cuidar da saúde mental

Todos podem apresenta sinais de desequilíbrio emocional e mental em algum momento da sua vida. As dificuldade e preocupações são inevitáveis, mas um dos resultados da saúde mental estável é saber lidar com essas desavenças e com nossas emoções, sejam elas boas ou desagradáveis.

Reconhecer as próprias limitações, sem ter medo de pedir ajuda quando necessário, é um exercício que deve ser praticado todos os dias. A qualidade de vida está diretamente ligada ao estado psicológico do indivíduo, que pode afetar também, inclusive, a saúde física.

Casos com ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo e tantos outros problemas psicológicos têm recebido um aumento agravante na sociedade, por isso o suporte de um profissional especializado na área da saúde mental é sempre fundamental.

Com tantas práticas diárias que prejudicam nosso bem estar, aderir ao cotidiano hábitos saudáveis podem fazer toda a diferença na sua qualidade de vida.

Deixe um Comentário

catorze − seis =