Rotina de treinos para as mulheres: tudo o que você precisa saber sobre



Ter uma rotina significa a prática constante de alguma ação. Ou seja, transformar uma atividade em hábito. Nesse sentido, quando falamos dos exercícios físicos, essa é uma atitude muito importante para conseguir alcançar os objetivos a longo prazo.

Isso quer dizer que ter uma rotina de treinos colabora para que você se mantenha na linha e aprenda a gostar de praticar aquelas atividades físicas. Dessa maneira, quando o hábito se instaura na sua vida, fica mais fácil até mesmo sentir-se motivado para treinar.

Além disso, essa rotina reflete diretamente na saúde das mulheres. Por esse motivo, neste artigo apresentamos algumas informações que você precisa saber para colocar esse hábito em ação o mais rápido possível. Confira!

Significado de uma rotina de treinos

Quando alguém começa a treinar e dá continuidade a isso, transformando a atividade em um hábito, significa que essa pessoa tem uma rotina de treinos. Assim, essa é uma prática muito importante para a manutenção da saúde.

Isso porque fazer exercícios físicos colabora com o sono, contribui para a flexibilidade, fortalecendo a musculatura, além de promover um emagrecimento saudável, bem como uma maior qualidade de vida, já que também auxilia na questão da saúde mental.

No entanto, é preciso saber de que maneira colocar esse hábito em prática, porque não é tão simples quanto aparenta. Afinal, de nada adiantará ter uma rotina, se você não se organiza em relação aos seus horários, por exemplo.

Como organizar a rotina

Saber montar a rotina e conseguir mantê-la é muito importante. Veja, a seguir, os principais pontos.

Conheça seus limites

Primeiro, você precisa conhecer os seus limites. Por isso, é importante conversar com um profissional da área para que ele avalie coisas como a quantidade dos exercícios, quais os mais indicados de acordo com o seu nível, além de instruir na execução dos movimentos. Desse modo, ele vai ajudá-la a evitar lesões.

Organize seu tempo

Para ter uma rotina de treinos é necessário muito mais do que saber fazer os exercícios corretamente. É, também, ser organizada. Aliás, muita gente não consegue manter esse hábito justamente por causa disso: falta de planejamento.

Então, reserve um horário para fazer as atividades físicas. Confira na sua agenda o que você precisará fazer em cada momento do seu dia e, sempre que existir aquela brecha, insira os exercícios.

Acima de tudo, seja persistente! Por mais que esteja cansada e com preguiça, vá assim mesmo! Você precisa acostumar o seu corpo e a sua mente que agora você tem uma rotina de exercícios.

Tenha um objetivo

Para ter uma motivação maior, você pode estabelecer objetivos. Mas eles precisam ser plausíveis. Nada de querer virar a nova Gracyanne Barbosa em um mês, ok? E não se esqueça: foque na sua saúde e não apenas no seu peso!

Quando você se concentra apenas nos quilos que pretende perder, pode acabar ficando obcecada demais com isso, de uma forma nada saudável. Depois, quando atingir o peso desejado, pode relaxar e deixar a rotina de lado.

Isso vai fazer com que você retome antigos hábitos nocivos e fique frustrada, seja por recuperar os quilos indesejados ou por perceber que a saúde não vai bem.

Benefícios para a saúde da mulher

Esse hábito é responsável por promover algumas vantagens bem interessantes para as mulheres. São elas:

  • Auxilia o metabolismo;
  • Emagrecimento saudável;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Melhora a pele e os cabelos;
  • Contribui para uma respiração melhor;
  • Reduz sintomas de depressão;
  • Importante aliado após tratamentos para câncer de mama.

Então, agora que você reconhece a importância de ter uma rotina de treinos e como inserir esse hábito na sua vida, vai ficar mais fácil colocar em prática. Vale ressaltar que, além de tudo, é fundamental seguir as recomendações médicas.

Se você tem problemas no joelho, por exemplo, não tente seguir o treino de uma pessoa que não tem. Isso vai acabar piorando a situação das suas articulações. Por isso é tão importante fazer o que o médico autorizou e receber acompanhamento de um profissional de educação física.

E aí? Gostou deste artigo? Você já tem uma rotina de treinos? Deixe o seu comentário!

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