Respiração consciente: o que é e por que praticar
Respirar é a prática de qualidade comum a todos os seres vivos, sejam eles animais, plantas e seres humanos. O ato de respirar consta na inspiração e expiração e é vital para a sobrevivência.
Nós conseguimos ficar sem comer ou sem beber água por alguns dias ou algumas horas, mas não conseguimos ficar sem respirar por muito tempo. A respiração traz oxigênio às nossas células ajudando no trabalho delas de limpar as impurezas do nosso organismo.
Respirar é um processo de renovação, já que até mesmo em momentos de estresse, não tem quem não seja adepto àquela inspiração profunda e aquela expiração longa que parece que retira toda a energia ruim, nos renovando.
Mas quer saber de uma coisa? Esse tipo de respiração nos renova e nos acalma sim! Confira agora formas de respiração consciente e tenha o poder de se renovar e levar uma vida melhor.
Já praticou a respiração consciente? Sabemos que todos os seres vivos respiram, no entanto, será que respiram de forma correta?
Respiração consciente
A respiração consciente ou controlada ajuda o cérebro a se conservar num estado jovem e saudável. Dessa forma, a meditação pode ser um exemplo de respiração consciente, sendo uma prática milenar advinda do Oriente, especificamente no surgimento das civilizações chinesas e hindu.
Meditação é um ato filosófico oriental de tradição, buscando a paz interior e o bem-estar de quem o pratica.
Pranayama é uma é uma palavra transliterada (ou seja, convertida para o nosso alfabeto) do sânscrito, e significa controle de energia (“prana” – energia, “yama” – controle, disciplina). A prática da Pranayama nos conecta a ter disciplina e contato com nosso ‘Eu real’.
Pranayama
De acordo com o site Luz da Serra, ‘prana’ é a energia vital que nos alimenta e está em todo lugar e, justamente por isso, a forma mais simples e fácil de adquirirmos essa energia é a respiração. E ainda, a prana é a forma primordial de obtermos energia para o corpo todo.
A prática da Pranayama é um exemplo de meditação ligada a respiração consciente que beneficia muito a saúde e podemos adquirir a energia prana inspirando e expirando lentamente, de forma concentrada as seguintes regiões do nosso copo:
1. A região abdominal
Parte do nosso corpo que envolve todo o nosso abdome.
2. A região do diafragma
Parte do nosso corpo um pouco acima do abdome, pegando a região inferior da caixa torácica.
3. A região superior do peito, próximo as clavículas
Parte do nosso corpo considerada como a mais comum no ato de respirar, seja na respiração comum ou na respiração consciente.
Respiração consciente é difícil?
Dificuldade não é o termo certo quando falamos sobre a respiração consciente. Ela não é difícil e todos podem praticá-la, porém, sendo de forma concentrada e canalizando sua energia para coisas boas. Assim, você conseguirá obter toda a prana necessária para revitalizar seu corpo.
Meditar e respirar de forma consciente aumenta as chances de longevidade e de sanidade mental, colaborando com a saúde do nosso corpo e estabelecendo uma vida mais tranquila e calma.
Separe um tempo no seu dia e dedique-se um pouco para a meditação. Comece separando apenas três minutos, cinco, dez, até que você se sinta confortável para estender esse tempo para 1 hora ou mais.
Existem culturas que meditam por três a quatro horas por dia e elas recomendam a prática para levar uma vida mais saudável e feliz! Nossa cultura ocidental ainda não é considerada como adepta a essa prática oriental, mas faça você a diferença e tenha o poder de se renovar sempre que quiser!
Gostou das nossas dicas? Comente conosco logo a seguir!