Queda capilar: conheça mitos e verdades



São diversos fatores que podem causar a queda dos cabelos e vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto

A queda dos cabelos é natural até um certo ponto, geralmente perdemos cerca de 100 fios por dia. Esse processo acontece ao lavar e pentear, agindo na renovação capilar. Mas quando essa quantia é ultrapassada a perda se torna um problema.

Muitas pessoas sofrem com a queda capilar por diversos motivos, que envolvem doenças, questões hormonais ou hereditárias. Entre o natural e o preocupante há dúvidas que precisam ser esclarecidas.

Visando essa questão, vamos preencher todas as lacunas que envolvem os mitos e verdades sobre a queda capilar.

Estresse pode causar a queda?

Verdade. Os momentos de tensão constantes afetam a saúde dos cabelos, comprometendo o crescimento e gerando a queda. Isso acontece por causa de diversas substâncias químicas no nosso corpo que são produzidas por meio do estresse severo. Resumindo, as substâncias passam por uma sequência de acontecimentos no organismo que terminam na morte das células na matriz do cabelo, que é responsável pelo crescimento capilar.

Lavar os cabelos diariamente faz o cabelo cair com mais frequência?

Mito. Os fios que caem na lavagem é, na verdade, os que já estavam soltos. A sujeira e oleosidade impedem um crescimento saudável dos fios e provoca a queda, dessa forma sendo necessária a higienização.

O problema causado em lavar os cabelos todos os dias pode ser o ressecamento, tornando-os mais quebradiços, mas varia muito do tipo de cabelo.

Usar boné em excesso pode te deixar careca?

Mito. Esse é um questionamento constante e muito falado. Usar boné não necessariamente faz o cabelo cair, embora essa ideia surja pelos fios que acabam ficando grudados no chapéu. Mas, mesmo assim, o uso diário pode acarretar problemas que geram a queda de cabelo, como, por exemplo a inflamação do cabeludo diante da umidade.

A oleosidade e a caspa podem provocar a queda?

Verdade. O óleo quando produzido em excesso é capaz de afetar a saúde dos cabelos, comprometer o crescimento e gerar a caspa, que prejudica o couro cabeludo. Isso, consequentemente, pode ocasionar a queda. Esse fato se dá à oleosidade intensa que entope os poros da raiz, tornando os fios fracos e danificados.

Secador e chapinha aumenta a queda?

Meia verdade. Quando é feita uma limpeza correta dos fios e um processo de higienização adequado, não faz mal para os cabelos ou provocam a queda. Contudo, se usado de forma muito frequente e de maneira inadequada, devido à temperatura alta, pode contribuir sim não só para a queda, como também para outros tipos de danos capilares.

Alimentação saudável ajuda no fortalecimento do cabelo?

Verdade. Não somente do cabelo, mas da pele e das unhas também. Por isso é necessário ingerir constantemente proteínas, vitaminas e minerais fundamentais que fortificam os fios. Para mantê-lo macio, brilhoso e em crescimento, você precisa de uma boa alimentação. Coloque em suas refeições comidas como laranja, limão, morango e goiaba, que são ricos em Vitamina C, ótima para a saúde dos cabelos.

Quando surgir dúvidas mais profundas, principalmente com problemas específicos, procure a ajuda de um profissional. Ele saberá identificar com exatidão aquilo que é prejudicial para o seu cabelo, de acordo com o estado atual dele, e auxiliará na tarefa antiqueda.

Deixe um Comentário

nove + 20 =