Qualidade de vida: 6 dicas para conciliar trabalho e família.



Mesmo diante de uma vida corrida, é possível conciliar os afazeres do trabalhado com a relação familiar

Todo mundo alguma vez na vida precisou abdicar de um momento de lazer para realizar tarefas do trabalho. Se manter presente no ambiente familiar é tão importante quanto cumprir as exigências profissionais diárias, no entanto não deve ser nada fácil conciliar duas coisas que exigem um nível semelhante de responsabilidade e atenção.

Embora a correria no dia possa trazer limitações, principalmente de tempo, existem maneiras de se adaptar à rotina sem negligenciar qualquer um dos lados. Abaixo, veja as dicas que separamos que vão trazer grandes mudanças na sua forma de conduzir seu dia.

  1. Estabeleça metas diárias

O que exatamente tem sido suas prioridades? Escreva em escala de importância as suas metas diárias, apresentando os objetivos para um bom rendimento profissional e as possibilidades de apreciar a presença dos filhos. Estabelecer essas metas gera uma necessidade de cumpri-las e, com isso, não estará perdendo tempo com o que não importa.

  1. Organize seu tempo

Às vezes você tem a impressão de que 24h não é o suficiente para fazer o que precisa, não é? No fim, porém, tudo acaba sendo uma questão de como você tem distribuído seu tempo.

Defina horários para cada atividade e faça o possível para executá-las na hora determinada. No início, especialmente se tratando de pessoas que possuem uma rotina desregrada, não será uma tarefa fácil. Mas tudo aquilo que desejamos transformar em hábito é resultado de um esforço contínuo.

  1. Faça programas em família

Aquelas horinhas de almoço não são o bastante para aliviar o seu cansaço. Separe os dias em que não está trabalhando, como finais de semanas e feriados, para fazer programas leves em família. Escolha lugares que tenha a oportunidade de relaxar e, ao mesmo tempo, aproveitar o momento com os filhos.

  1. Respeite o horário de trabalho

Existe uma carga horária que define seu tempo de trabalho diário. Não ultrapasse esse limite, levando ocupações para casa. Nem sempre é simples se desligar das preocupações e não continuar carregando o estresse do dia, mas procure ao máximo abandonar esse costume.

Fazer a divisão entre o ambiente de trabalho e a própria casa por vezes é necessário, pois dessa forma, no fim do dia, existirá um lugar onde você sabe que encontrará repouso.

  1. Ocupe-se com uma coisa de cada vez

Sabemos que cuidar da família e ao mesmo instante batalhar pela área profissional requer muita força. Mas não há como se dividir em dois e achar que pode fazer várias coisas ao mesmo tempo. No final, o empenho também é repartido e você não conseguirá executar as obrigações com qualidade.

As refeições serão apressadas, continuará se atrasando para buscar os filhos na escola e o trabalho sempre ficará acumulado. Tirar um momento para cada tarefa e se dedicar a elas com certeza irá melhorar sua produtividade.

  1. Cuide de si mesmo

Independentemente da maneira em deseja dirigir sua rotina atarefada, não esqueça de cuidar de você; da sua saúde física e emocional. Às vezes a desordem pode estar ligada ao seu estado psicológico e o acúmulo de tensão, impossibilitando que tenha uma visão mais clara e otimista dos seus problemas.

Levante sua autoestima diariamente, sendo um suporte não apenas para a família e aos colegas de trabalho, mas, principalmente, para si mesmo.

O processo de organização não é feito da noite para ao dia. Ele pode ser demorado e difícil, mas quando você se adaptar à nova rotina, verá que não conseguirá mais viver do jeito que era antes.

Deixe um Comentário

5 × 1 =