Pensando em pedalar? Veja 6 benefícios que andar de bicicleta oferecem



Andar de bicicleta é uma prática que oferece benefícios para o corpo, a mente e, até mesmo, o seu bolso. Isso porque, pedalando para os lugares, você economiza o dinheiro da gasolina ou da passagem, além de colaborar com o meio ambiente, uma vez que não polui o ar.

Contudo, algumas pessoas ainda relutam em utilizar a bike como um meio de transporte, muitas vezes, por preguiça. Entretanto, as vantagens são, de fato, bastante satisfatórias, principalmente para a saúde e, por isso é uma alternativa interessante.

Além disso, quando você pedala em conjunto, faz amigos. Portanto, as suas relações interpessoais também são beneficiadas. Várias pessoas costumam se reunir para pedalar juntas, o que é outro resultado excelente dessa prática.

Se você continua com um pé atrás sobre as vantagens de andar de bicicleta, continue lendo este post! A seguir, listamos 6 benefícios de pedalar para mostrar que essa prática pode facilitar e melhorar a sua qualidade de vida de inúmeras maneiras. Confira!

1. Colabora com o emagrecimento

Um dos benefícios de pedalar mais conhecidos e almejados é a perda de peso. Quando você anda de bicicleta, queima muitas calorias, o que ajuda bastante na sua composição corporal.

Então, essa é uma escolha incrível para quem está em busca de um estilo de vida mais saudável, bem como da redução das medidas corporais. Aliás, uma vez que pedalar auxilia no controle do peso é, também, responsável por promover a autoestima.

2. Aumenta a resistência cardiorrespiratória

Quando pedalamos, o nosso corpo demanda mais oxigênio e sangue fluindo, além de aumentar a frequência cardíaca. Portanto, andar de bicicleta trabalha o fôlego e colabora para uma melhor circulação sanguínea.

Por causa disso, a resistência cardiorrespiratória é intensificada. Logo, no momento em que você for realizar atividades que exijam mais esforço, perceberá os resultados positivos das pedaladas.

3. Melhora a qualidade do sono

Os exercícios físicos são ótimos para melhorar a qualidade do sono. Nesse caso, pedalar é ainda mais satisfatório. Isso porque andar de bike é uma atividade física que exige bastante do corpo.

Ou seja, além da serotonina e endorfina — hormônios liberados durante a prática de exercícios, responsáveis pelo bom humor e bem-estar —, também deixa você positivamente cansado. Em outros termos, ajuda na hora de dormir, fazendo com que o sono chegue rapidamente.

4. Reduz o colesterol

O corpo humano tem dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o ruim (LDL). Este último recebe essa denominação porque, em excesso, costuma representar perigo. Diante disso, andar de bicicleta é uma forma excelente para reduzi-lo.

Essa resposta que pedalar tem no combate ao colesterol ruim, se dá porque o exercício estimula o metabolismo e aumenta os níveis do HDL, a versão boa. Portanto, aliada à uma alimentação equilibrada, essa atividade física é capaz de diminuir as chances do problema.

5. Atua contra o estresse

Enquanto pedalamos, nosso organismo libera endorfina e serotonina, nos deixando mais relaxados, bem-humorados e dispostos. Isso faz com que o estresse não tenha vez nas nossas vidas.

Principalmente, se levarmos em consideração a paisagem. Quando você anda de bike por um percurso com a vista bonita, o seu dia fica até melhor. Faça o teste: pegue a sua bicicleta e vá pedalando ao lugar mais bonito da sua cidade.

Chegando lá, pare um pouco para apreciar a vista, respire fundo, beba água, descanse um pouco. No final do dia, analise todos os acontecimentos e veja como essa simples atitude pode melhorar a sua qualidade de vida.

6. Tonifica os músculos

Todo mundo sabe que, quem tem o hábito de pedalar, costuma ter as pernas torneadas. Entretanto, o que muita gente não conhece, são todos os outros músculos que essa prática utiliza durante o esforço.

Isso porque andar de bicicleta trabalha os glúteos, músculos posteriores e superiores, panturrilhas, quadríceps, abdômen, braços e até a coluna. Percebeu como esse é um exercício completo?

Enfim, os benefícios de pedalar vão além dessa lista! Afinal, também fortalece as articulações, regula a glicemia, dentre tantas outras vantagens. Por isso, se você estava com alguma dúvida sobre andar de bicicleta, agora não tem mais desculpa!

Ademais, em tempos de COVID-19, em que estar com a imunidade boa é fundamental, andar de bike é uma excelente escolha, já que também ajuda a melhorar a imunidade. Portanto, transforme isso em um hábito e veja as mudanças acontecerem.

Gostou deste post? Quais dessas vantagens você ainda não conhecia? Conta aqui nos comentários!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support