O que comer nos dias quentes? Você bem alimentado no verão!



O clima muda e o plano alimentar também. Separamos várias dicas de alimentos para o verão. 

É no verão que devemos nos preocupar ainda mais em nos manter hidratados, o que inclui também cuidados com a nossa alimentação, pois as altas temperaturas afetam o metabolismo do corpo.

Pensando nisso, destacamos alguns alimentos que devem ser consumidos em dias quentes. Veja:

        1. Frutas com alto teor de água

Melancia: tem poucas calorias e é uma rica fonte de energia. Contém muitos vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, sódio e fósforo, que ajudam a aumentar a imunidade e previne várias doenças. Além disso, possui 92% de água em sua composição, garantindo uma boa hidratação para o nosso organismo.
Abacaxi: possui bromelina, que atua como anti-inflamatório e através da vitamina C melhora a saúde da pele e dos cabelos. Tem cerca de 88% de água e também ajuda a fortalecer os ossos, além de ser ótimo para a recuperação do corpo após os exercícios.
Laranja: é um potente oxidante, também possui vitamina C, favorece o sistema digestório e tem aproximadamente 87% de água.

Além de hidratar, elas possuem vitaminas e nutrientes para fortalecer o organismo, tanto na forma de fruta em si, quanto em suco.

        2. Carne, com pouca ou nenhuma gordura

Dê preferência a carnes com baixa quantidade de gordura. O frango, por exemplo, é uma das maiores fontes de proteínas e está repleto de nutrientes que são úteis para diversas atividades do nosso corpo. Ele contém vitaminas do complexo B, importantes para o combate à doenças de pele, que justamente durante o verão, está exposta aos raios solares de forma prejudicial se não for cuidada.

Uma ótima sugestão de alimentos para dias quentes é o peixe. Assim como o frango, também contém muita proteína e ainda fornece Vitamina D, necessárias para combater problemas como diabetes e problemas cardíacos e, além disso, aumenta a absorção de cálcio no intestino. Ambas são comidas mais leves, as mais indicadas para essa época do ano.

        3. Água, água de coco e sucos de frutas

Não há como falar de hidratação sem citar a água. De todas as bebidas que você deve e tem prazer em consumir nos dias quentes, ela é mais importante e não deve ser substituída por nenhuma outra. Mas isso não impede que você também mate a sua sede de outra forma.

A água de coco tem poucas calorias, gorduras e colesterol, além de conter muito potássio. Por ser uma forte fonte de hidratação, ajuda a reduzir a fadiga causada pela desidratação.

Os sucos de frutas naturais também não devem ser dispensados, de preferência sem adição açúcar. Uma das principais vantagens são os nutrientes da própria fruta que recebemos no nosso corpo ao consumi-los. Além disso, eles controlam a temperatura corporal e melhoram o desempenho físico.

        4. Sorvete e picolés de frutas

É refrescante, mata a sede e hidrata. Ao contrário do que se pensa, sorvete possui valor nutritivo, fornecendo cálcio, vários tipos de vitaminas, proteínas e outros minerais. É bom para crianças e adultos, indispensáveis para qualquer um em tempos de muito calor.

O ideal é optar por alimentos leves. Nosso metabolismo sofre algumas mudanças para se adaptar às altas temperaturas, causando a transpiração. Por isso a importância do ingestão desses alimentos no verão no caso das frutas, legumes e bebidas naturais, pois eles conseguem repor toda água e nutrientes que foram retirados do nosso corpo pelo suor. Aproveite o verão bem hidratado!

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