O que acontece com o corpo quando você não dorme bem?



Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Pode reparar: quando você tem uma boa noite de sono, acorda até mais feliz e disposto para enfrentar o dia, não é verdade?

A rotina agitada e a sensação de que o dia precisa ter mais de 24h para cumprir com todas as obrigações, faz com que muitas pessoas sacrifiquem algumas horinhas importantes de sono para executar todas as suas tarefas.

Isso é muito comum e bastante arriscado. A privação de sono pode trazer consequências sérias para a saúde, tanto física quanto mental. Mas afinal, o que acontece com o corpo quando você não dorme bem?

Para responder essa pergunta, trouxemos este post. Descubra, a seguir, os resultados dessa abstenção do sono. Confere só!

O sistema imunológico é prejudicado

Quando fazemos um exercício e cansamos, a gente dá um tempo para o corpo descansar, certo? A mesma coisa acontece com o nosso sistema imunológico! É durante o sono que ele se fortalece.

Logo, noites mal dormidas vão enfraquecer a imunidade e colaborar com o surgimento de doenças e infecções constantemente. Você percebeu que tem ficado resfriado com uma certa frequência? Talvez não esteja dormindo o período adequado de, no mínimo, 8 horas.

Você ganha peso mais fácil

A privação de sono é estressante de todas as maneiras. Desde a pessoa que passa o dia inteiro sonolenta, até o organismo, que sofre com o problema. Isso porque o metabolismo diminui quando não dormimos bem.

Consequentemente, favorece o ganho de peso, já que o sistema metabólico funciona lentamente. E isso pode acabar desencadeando outras situações, como a obesidade. Basicamente, dormir mal afeta tudo!

A melatonina, por exemplo, é o hormônio que regula o nosso sono, mas que também controla a ação da insulina no nosso organismo. Sendo assim, também é importante para prevenir a diabetes (e a obesidade pode causar diabetes, ou seja, tudo está atrelado).

O cérebro é afetado

Certamente uma das consequências mais conhecidas da privação do sono é que ela prejudica as funções cerebrais. Então, dormir mal atrapalha o aprendizado, afeta a memória e causa alterações de humor.

Já notou como você fica estressado quando não tem uma boa noite de sono? Quando dormir mal é uma situação recorrente, o risco do aparecimento de doenças psiquiátricas, como depressão e ansiedade, é maior.

Além disso, a privação do sono atrapalha até o seu rendimento no trabalho, porque você não consegue resolver problemas, tomar decisões ou raciocinar direito. Assim, a sua produtividade cai e suas atividades ficam pendentes.

Sua pele envelhece

Enquanto dormimos, os hormônios do estresse (cortisol) diminuem e, dessa forma, as células da pele se regeneram. Ou seja, noites mal dormidas tendem a prejudicar essa renovação.

Afinal, se você não dorme bem, o cortisol continua sendo produzido, aumentando os radicais livres e danificando a pele, que fica com rugas, linhas de expressão, olheiras e com aspecto envelhecido.

Viu como dormir bem é importante para o corpo? A privação de sono atrapalha até mesmo a sua qualidade de vida. Portanto, não tente fazer com que o seu dia dure mais do que 24 horas. Descanse!

E você, tem dormido bem? Deixe um comentário!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support