Novo normal pós pandemia: tudo que você precisa saber sobre



Mesmo após o fim da pandemia a rotina sofrerá diversas mudanças.

Os planos e projetos preparados no início do ano precisaram ser interrompidos devido a uma urgência muito maior: controlar a expansão do Covid-19, pandemia que afetou o mundo inteiro.

Medidas foram estabelecidas para a diminuição do contágio, suspendendo as relações físicas por meio do isolamento social e determinando normas de higiene, como o uso do álcool em gel e máscaras. Uma nova rotina precisou ser estipulada na própria esfera social do país que de forma consequente afetou o âmbito pessoal.

Sob a perspectiva atual, tentando ver o futuro incerto de pós-pandemia, acreditamos que nada será como antes por um bom tempo e o novo normal entra em campo.

Mas o que isso realmente significa?

Reconhecer as mudanças e se reinventar

Ser consciente das alterações ocorridas na realidade é um fator importante na tarefa de readaptação. No início aprendemos a viver sob uma nova condição, interrompendo comportamentos naturais, como abraços ao cumprimentar algum conhecido, e mudando o nosso cotidiano na forma de trabalhar, se alimentar e se relacionar.

O fato é que mudanças aconteceram, e embora alguns estados do país já estejam flexibilizando o isolamento, espera-se que ao atingir o controle da pandemia, as atividades presenciais poderão voltar normalmente. Mas esse normal precisará ser reinventado, concretizando alguns hábitos adquiridos na quarentena em prol da saúde.

Efeitos foram causados durante o isolamento

Há marcas que não serão esquecidas, como as mortes causadas pelo Covid-19, e os impactos sociais e econômicos durante esse período de crise. Os efeitos no meio ambiente gerados pela baixa atividade humana foram positivos, em maioria, como a diminuição dos índices de poluição ao redor do mundo.

No entanto, a duração dessas consequências recebe divergências. Alguns especialistas acreditam que isso será momentâneo e assim que a pandemia chegar ao fim tudo voltará ao normal. Já outros defendem que as modificações socioambientais serão duradouras em razão da nova maneira que a sociedade precisará viver.

O que continuará após a pandemia?

Algumas tendências tendem a permanecer, como o uso de máscaras em transporte público e a preocupação com a higienização. Os cuidados com a saúde precisam ser redobrados, preservando a preocupação com a limpeza pessoal e do ambiente ao redor.

Durante a quarentena a tecnologia se mostrou muito eficaz como estratégia comercial, aumentando serviços de e-commerce e delivery que já são observados para usar de forma permanente. O home office também serviu de grande assistência para muitas empresas, impedindo que as atividades profissionais fossem paralisadas.

Trabalhar em casa já é um modelo adotado por diversas pessoas antes mesmo da quarentena, mas poderá continuar e ter um crescimento, já que várias empresas acreditam que o home office é capaz de poupar investimentos.

Embora os especialistas estejam realmente preocupados em encontrar as melhoras estratégias de readaptação pós-pandemia, oferecendo uma ideia do que podemos fazer, não há como prever com exatidão o comportamento das pessoas.

A consciência individual é tão importante quanto as medidas de saúde determinadas pelo estado e afetam diretamente na realidade que encontraremos. De qualquer forma, o novo normal

Deixe um Comentário

sete − 6 =