Gordura ruim x gordura boa: saiba as diferenças



Quando falamos no consumo de gorduras, automaticamente, a nossa mente nos leva a um cenário negativo, não é verdade? De fato, algumas delas fazem mal para a saúde, colaborando para o aparecimento de problemas como o colesterol alto, por exemplo.

Contudo, isso não se aplica a todas elas! Por mais estranho que pareça, alguns tipos de gorduras são necessários para o bom funcionamento do organismo. Isso mesmo! Nem sempre elas são prejudiciais para a saúde.

Pensando nisso, neste post mostramos tudo o que você precisa saber sobre gordura ruim e gordura boa. Conheça, a seguir, as diferenças entre elas, além da maneira como agem no nosso organismo. Acompanhe!

Entenda sobre as gorduras ruins

As gorduras ruins são aquelas prejudiciais, cujo consumo pode levar a sérios problemas de saúde. Entre elas, estão a gordura saturada e a trans, que são classificadas dessa maneira por colaborar para o aparecimento da diabetes, colesterol alto, doenças cardiovasculares etc.

No entanto, ao contrário do que se pensa, as gorduras saturadas não precisam ser completamente eliminadas do cardápio! Aliás, em pequenas quantidades, elas têm o seu valor para o funcionamento do organismo.

Já com a gordura trans, o contexto muda. Isso porque elas devem ser eliminadas da dieta, por serem, na maioria das vezes, artificiais. Você até consegue encontrar esse tipo de gordura em alimentos de origem animal, mas com uma concentração baixa.

Entretanto, a gordura trans produzida artificialmente costuma estar presente nos alimentos industrializados que ingerimos com mais frequência. Em muitas circunstâncias, ela é usada para mantê-los com a aparência mais agradável e garantir um prazo de validade maior.

Nesse sentido, essa gordura acaba sendo bastante perigosa, principalmente se levarmos em consideração que ela aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o bom (HDL). Então, evite ao máximo.

Saiba mais sobre as gorduras boas

Enquanto algumas gorduras ruins precisam ser eliminadas da dieta, as boas devem ser inseridas na alimentação. Conhecidas como insaturadas, elas são responsáveis por beneficiar o organismo, colaborando com o controle das taxas de gordura do corpo.

Ou seja, as gorduras boas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentar o bom (HDL) e, ainda, moderar os triglicerídeos. Logo, são excelentes aliadas para o coração, porque todas essas vantagens acabam protegendo o sistema cardiovascular.

As gorduras insaturadas são divididas em monoinsaturadas e polinsaturadas e não fazem bem somente ao coração. Isso porque elas atuam na prevenção do AVC, hipertensão e até alguns tipos de câncer. Portanto, não deixe de consumir esses alimentos.

Principais fontes de gordura ruim e gordura boa

Agora que sabemos as diferenças entre gordura ruim e gordura boa, precisamos conhecer os alimentos que são fontes dessas substâncias. Dessa maneira, é possível tentar equilibrar a dieta e garantir um estilo de vida mais saudável. Confira quais são eles:

  • Alimentos com gordura ruim: carnes bovinas e suínas, margarina, enlatados, manteiga, banha, iogurte, biscoitos, chocolates, massas, bolos, leite, queijo, creme de leite, hambúrguer, batatas fritas etc;
  • Alimentos com gordura boa: azeite, peixes, frutas, oleaginosas (castanha, noz, amendoim), verduras, legumes, chocolate amargo, ovo etc.

Você percebeu que o chocolate amargo está na lista das gorduras boas? É que ele apresenta cerca de 70% de cacau, não leva leite e tem uma concentração de açúcar muito menor na composição. Por isso, quando consumido em quantidades pequenas, pode ser benéfico para a saúde.

Finalmente deu para conhecer as diferenças entre gordura ruim e gordura boa, né? Basta cortar as gorduras trans do cardápio e moderar o consumo das saturadas e insaturadas. Contudo, o ideal mesmo é que você conte com a recomendação de um nutricionista, pois ele vai oferecer uma orientação melhor.

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