Dor nas costas: conheça as causas e como aliviar os desconfortos



Você já sentiu aquela dor nas costas que prejudica o seu trabalho, atrapalha suas atividades e afeta a qualidade de vida? Esse desconforto, infelizmente, é mais comum do que imaginamos. E, junto com ele, surge a questão: o que pode ter causado isso?

Entretanto, enquanto não descobre o que aconteceu, você decide se automedicar, tomando analgésicos para amenizar os sintomas. Mas, no dia seguinte, o problema continua. Diante desse cenário, é importante conhecer os motivos que estão ocasionando os desconfortos.

Assim, fica muito mais fácil evitar que eles se repitam. Geralmente, as dores são despertadas por situações posturais, por exemplo. Contudo, se elas persistirem, pode significar algo mais grave. Dessa forma, é preciso ficar bastante atento aos sintomas.

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo para mostrar quais as possíveis causas dos desconfortos, bem como seus tipos, além de maneiras para aliviar a dor nas costas e melhorar a qualidade de vida. Confira!

Conheça as causas dos desconfortos

Diversas situações podem ser as responsáveis por provocar as dores nas costas. Desde a maneira como nos sentamos ou exercitamos, até algumas questões de saúde, são suficientes para causar os desconfortos. Conheça os maiores motivos a seguir:

  • Postura ruim: quando você se senta de qualquer jeito na frente do computador, passa muito tempo com a cabeça abaixada mexendo no celular, usa saltos altos demais por um longo período ou bolsas pesadas, acaba prejudicando a sua coluna vertebral e provocando as dores;
  • Sedentarismo: sabia que permanecer por muito tempo na mesma posição, pode atrofiar seus músculos? Isso está mais propenso de acontecer com as pessoas que são sedentárias, uma vez que elas ficam um período grande deitadas ou se recusam a praticar atividades simples, como andar até o mercado, por exemplo. Assim, a sustentação da coluna fica mais fragilizada, causando os desconfortos;
  • Questões de saúde: esses casos são os mais graves, pois indicam doenças sérias. Algumas dores nas costas podem ser indicativas de tumores, infarto, problemas nos rins, fraturas, lesões, obesidade e infecções. Por esse motivo, é fundamental estar atento quando os desconfortos persistirem;
  • Excesso de atividades físicas: bem como o sedentarismo, cuja falta de exercícios é prejudicial, o excesso deles também. Aliás, nada em exagero faz bem, né? Treinar por muito tempo ou com a postura errada pode machucar a coluna e causar danos irreversíveis. Por isso, conte sempre com a orientação de um profissional para executar os exercícios da melhor forma.

Além destes motivos, há também aqueles mais simples de resolver: colchões, sofás e cadeiras de qualidade inferior. Assim, procure comprar esses produtos com materiais bons, porque no final das contas não será um gasto e, sim, um investimento.

Entenda quais são os tipos

Você sabia que a dor nas costas nem sempre é apenas nas costas? É que, muitas vezes, elas acometem outras regiões do nosso corpo. Veja:

  • Dor nas costas em cima, no meio, embaixo, do lado direito ou do lado esquerdo: pode ser dor muscular, artrose, estresse, má postura etc;
  • Desconforto que se espalha das costas para as pernas: geralmente, sinalizam hérnia de disco;
  • Dor no tórax e nas costas, como um aperto no peito: pode indicar um infarto;
  • Desconforto quando respira fundo: pode ser ansiedade ou sintoma de fibromialgia.

Aprenda como aliviar a dor nas costas

A melhor recomendação para quem está em busca de amenizar os desconfortos é o repouso. Além disso, você pode aplicar compressas de água morna por alguns minutos — todos os dias, se preferir. Isso causará uma vasodilatação, o que vai fazer com que os músculos relaxem e, consequentemente, aliviará a dor.

Ainda, nos casos de má postura, basta se policiar para manter a coluna ereta e evitar bolsas e mochilas pesadas demais. Para quem trabalha por um longo período na frente do computador, a dica é investir em uma cadeira confortável, bem como em um suporte para o notebook e um apoio para os pés. Dessa maneira, a postura será preservada.

E mais: nos cenários de sedentarismo e excesso de exercícios, a palavra-chave é equilíbrio! A prática de atividades físicas é indispensável e evita que os músculos que sustentam a coluna atrofiem. Contudo, é imprescindível ter moderação nos treinos, então, nada de exagerar, ok?

Enfim, esses desconfortos são corriqueiros, mas a maioria deles pode ser evitado. Por isso, é só seguir essas recomendações para evitar ou aliviar a dor nas costas. Você pode, também, fazer atividades como ioga — que trabalha a questão postural — ou até visitar um massoterapeuta.

Gostou deste post? O que você faz para aliviar a dor nas costas? Compartilha aqui nos comentários!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support