Conheça os benefícios do brócolis para a saúde



Rico em fibras, proteínas, vitaminas e cálcio, o brócolis é um vegetal que apresenta poucas calorias, sendo excelente para inserir na dieta. Entretanto, ele ainda é um alimento rejeitado na hora das refeições.

Isso porque as pessoas não gostam e subestimam o potencial do brócolis. Ou seja, muita gente acha que ele “nem é tudo isso”. Contudo, embora seja esnobado, esse vegetal é bem importante para a dieta.

Além disso, ele é bastante versátil, podendo ser preparado de várias maneiras saborosas. Por isso, neste artigo trouxemos os benefícios do brócolis para a saúde. Assim, você vai entender porquê deve dar uma chance a ele. Confere só!

Fortalece a imunidade

Sabia que o brócolis é um alimento rico em vitamina C? Pois é! Além das frutas cítricas, ele é um vegetal que também é fonte das vitaminas C e K, o que ajuda a fortalecer a imunidade. E não para por aí!

Ainda, o vegetal apresenta ácido fólico, que ajuda na fabricação e proteção das células e auxilia nas defesas do organismo, tanto melhorando o sistema imunológico, quanto protegendo contra infecções.

Combate os radicais livres

Uma vez que esse vegetal é uma fonte importante de vitamina C, ele é considerado um alimento antioxidante. Por isso, é responsável por combater os radicais livres, que são prejudiciais à saúde quando estão em excesso.

Portanto, é fundamental ingerir alimentos que combatem essas substâncias e impedem seu exagero. Aliás, sabia que um dos melhores benefícios do brócolis é deixar a pele viçosa e bonita por esse motivo? Isso mesmo!

Deixa a gente explicar melhor: os radicais livres dificultam a produção de colágeno e, quando você come um alimento que é antioxidante, está se livrando do problema. Dessa forma, você garante que a sua pele fique mais saudável e previne o envelhecimento precoce — que ocorre quando a cútis não tem colágeno.

Controla o colesterol

O colesterol é um lipídio produzido pelo nosso organismo, no fígado. Contudo, existem dois tipos dele: o bom (HDL) e o ruim (LDL). Quando este último está alto, as chances de acontecerem problemas de saúde são bem maiores.

Isso se dá porque o colesterol ruim em excesso forma placas de gordura que acabam entupindo os vasos. Nesse sentido, pode provocar um AVC ou infarto, por exemplo. Aliás, é um problema silencioso, porque não apresenta sintomas, apenas um exame é capaz de detectar.

Por isso, é importante inserir o brócolis na dieta, já que ele é um vegetal que tem fibras insolúveis capazes de reduzir o LDL. A propósito, os benefícios não param por aí! Ele também auxilia no controle da pressão arterial, por causa das suas propriedades anti-inflamatórias.

Regula o intestino

As fibras são responsáveis por garantir o bom funcionamento do intestino. Dessa maneira, o brócolis surge como uma forma de colaborar com essa performance. Afinal, ele é um vegetal rico em fibras insolúveis.

Diante desse cenário, ele é excelente para quem sofre com prisão de ventre, por exemplo. É claro que essa vantagem não vai acontecer de uma hora para outra! Para alcançar resultados, é preciso um consumo regular do alimento — aliado à ingestão de água.

Enfim, os benefícios do brócolis são incríveis e ele tem pouquíssimas calorias, portanto não deixe de acrescentar esse vegetal nas suas refeições! Ele é bastante saboroso, além de multifuncional, então dá para fazer um monte de receita gostosa.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e garanta que eles tenham uma vida mais saudável comendo brócolis!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support