Conheça os alimentos bons para o coração



Consumir alimentos que beneficiam a saúde do coração é fundamental. Afinal, ele é o órgão que bombeia sangue para o corpo inteiro, sendo imprescindível para o funcionamento de todos os outros.

Entretanto, devido a correria do dia a dia, muita gente se descuida no que diz respeito à alimentação e acaba optando por alternativas mais simples e rápidas, como os fast-foods. Porém, esse é um péssimo hábito que precisa ser combatido com urgência.

Isso porque essas comidas industrializadas causam inúmeros problemas, como obesidade, infarto, AVC e pressão alta. Por esse motivo, é muito importante se alimentar corretamente para evitar quaisquer problemas de saúde.

Mas você conhece os alimentos bons para o coração? Neste post, trouxemos alguns exemplos para você inserir na sua dieta e garantir uma rotina mais saudável. Acompanhe!

Aveia

Rica em fibras, a aveia é um dos alimentos importantes para a saúde do coração. Ela tem uma influência incrível no controle da pressão sanguínea, colesterol e açúcar no sangue (glicemia).

Além disso, ela facilita a circulação sanguínea. Ou seja, apenas vantagens para o coração. E mais: também é uma fonte de energia, podendo ser consumida antes das atividades físicas, porque dá mais disposição.

Tomate

Os antioxidantes são substâncias capazes de proteger contra doenças cardiovasculares, porque ele melhora a circulação sanguínea. Eles estão presentes no licopeno, a substância que dá aquela cor vermelha ao tomate.

Aliás, quando é aquecido, como acontece nos molhos de tomate, o licopeno é ainda maior. E esse fruto é bastante prático de ser inserido na dieta, podendo ser consumido em saladas, sucos etc.

Peixes

Os peixes são alimentos ricos em ômega 3, uma das gorduras boas para o nosso organismo. Entretanto, o atum, a sardinha e o salmão lideram essa lista, uma vez que têm uma concentração bem maior do nutriente.

Explicando melhor: o ômega 3 ajuda no controle das taxas de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (o bom). Além disso, também são excelentes anti-inflamatórios e combatem os triglicerídeos. Nesse sentido, eles são, realmente, alimentos bons para o coração.

Azeite

Se os antioxidantes, como as substâncias que têm no tomate, e as gorduras boas, como as encontradas nos peixes, são ótimas para o coração, então o azeite é muito interessante também.

Isso porque ele é rico nessas duas substâncias e ajuda bastante na circulação sanguínea. Bem como os peixes, aumentam o colesterol bom, na mesma medida em que diminuem as taxas do ruim. Ademais, é um alimento fácil de ser consumido, já que pode ser colocado em saladas, para temperar comidas e, ainda, nas refeições.

Abacate

Parte do time dos ácidos graxos, o abacate é rico em gordura boa também. Mas não é só isso! Ele também é uma fonte de fibras, vitaminas, potássio e cobre. Dessa maneira, é uma fruta que faz muito bem ao coração, porque atua na circulação sanguínea e controle das taxas de colesterol.

Pensa que acabou? O abacate é, ainda, um antioxidante incrível! É uma fruta com alternativas de consumo muito variadas, uma vez que dá para comer amassado com leite, em forma de vitamina e até nas saladas.

Enfim, deu para perceber como o consumo de alimentos bons para o coração é importante, né? Portanto, não deixe de inseri-los na sua dieta! Eles vão garantir não apenas a sua saúde cardiovascular, mas de todo o seu organismo.

Gostou deste post? Aproveite para conferir o nosso conteúdo sobre as 5 formas de substituir o sal nas receitas e seguir um estilo de vida mais saudável!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support