Conheça dicas para ter uma vida saudável em família



Separe um tempo com a sua família para adotar um estilo de vida com mais saúde.

Qualidade de vida e bem-estar estão fortemente ligadas à saúde do corpo e da mente. Diante da rotina atarefada e dos maus hábitos diários, cuidar da própria saúde deixa de ser uma prioridade e se torna difícil assumir mudanças no dia a dia.

Sozinho essa tarefa parece ser ainda mais complicada de realizar, mas tirar um tempo com a família para fazer atividades saudáveis e adquirir bons hábitos podem ser ótimas opções. Além de servir como incentivo, ainda terão um momento para passar juntos e criar uma boa convivência.

Pensando nisso separamos algumas dicas sobre o assunto, confira:

Fazer refeições juntos

Para algumas pessoas o hábito de fazer refeições em família se resume apenas aos almoços de domingo, mas essa prática feita diariamente (ou sempre que possível) pode ser muito benéfica por diversos motivos. Sentar-se à mesa, todos juntos no mesmo horário, sem distrações externas como televisão ou celulares, permite a interação entre os familiares e, consequentemente, é capaz de aperfeiçoar o relacionamento. É um ótimo momento para compartilhar as experiências do dia e estar ciente do que acontece na vida uns dos outros.

Outra vantagem importante é o controle de uma alimentação saudável. Através de um cardápio caseiro, ausente de comidas industrializadas, todos estarão consumindo, na maior parte do tempo, refeições que priorizam a saúde.

Manter a casa limpa

Não há sensação melhor do que estar em um lugar limpo e aconchegante. Um ambiente sujo e bagunçado é capaz de provocar doenças e quadros de alergias, por isso não esqueça a tarefa essencial de limpar a casa.

A falta de tempo pode ser um problema, mas uma forma de facilitar o serviço doméstico é separar as funções de limpeza para cada membro da família. Até mesmo as crianças podem ajudar de maneira simples: guardando os próprios brinquedos, arrumando a cama etc.

Exercícios físicos

Exercitar o corpo é fundamental para qualquer pessoa que deseja se manter saudável e abandonar o sedentarismo – fonte de grande problemas de saúde atualmente. Movimentar o corpo constantemente é capaz de prevenir doenças do coração, fortificar os ossos e, de modo geral, promover o bem-estar.

Os membros da família podem optar pela prática de esportes, musculação, luta ou exercícios mais leves como dança e caminhada. O importante é chegar em um consenso e decidir a atividade mais adequada para todos.

Evitar brigas

É inevitável a existência de conflitos dentro de um ambiente familiar, porém muitas dessas discussões acontecem por motivos desnecessários e, nesses casos, é importante que sejam evitadas. Um lar onde os confrontos são prolongados e mal resolvidos, a consequência é o aumento do estresse e a quebra de um clima harmônico.

Preserve a boa comunicação e tente ao máximo resolver os problemas através da conversa.

Dormir cedo

Um sono desregulado pode acarretar diversos problemas de saúde. Além dos problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão, também dificulta o bom rendimento nas suas tarefas diárias. Pessoas que dormem pouco tendem a ser ficar mais enervadas e sempre com uma sensação de cansaço. Um corpo que não descansa não tem energia para produzir.

Estabeleça horários para dormir a todos da casa, principalmente quando as atividades do dia seguinte os obrigam a levantar cedo da cama. Aos que possuem dificuldade para pegar no sono rapidamente, algumas estratégias são válidas:

  • Crie uma rotina, fazendo coisas relaxantes antes de dormir, como ler um livro, tomar um bom banho ou até ouvir músicas calmas. Dessa forma seu corpo e a mente serão preparados para um sono profundo.
  • Evite distrações como celulares ou qualquer outro tipo de eletrônico. Geralmente essas ocupações mantêm a mente ativa, impossibilitando o devido descanso.
  • Também não pense muito no trabalho, estudos ou qualquer outra tarefa que precisa realizar, nessas horas é bom deixar o pensamento distante das obrigações.

Nem sempre será fácil seguir todas essas especificações, mas o máximo que conseguir já será de grande ajuda. Preservar o equilíbrio do lar e lutar pela boa convivência tornarão seu ambiente familiar mais leve, conquistando uma vida saudável e atingindo o bem-estar.

Deixe um Comentário

14 + quinze =