Conheça as razões pelas quais você deveria consumir ovos



Quem nunca ficou sem ideias para uma refeição e lembrou dos ovos guardados na geladeira, né? Por ser um alimento muito versátil, é possível colocar várias receitas em prática utilizando esse ingrediente.

Seja ele cozido, mexido ou em forma de omelete, o ovo é multifacetado. E não é só isso: ele é muito vantajoso para a saúde também, já que é rico em vitaminas A, B e D, minerais, gorduras, proteínas, cálcio e ferro, nutrientes importantes para o organismo.

Mas, afinal, quais os benefícios desse alimento? É o que você vai descobrir a seguir! Neste post, mostramos as principais razões pelas quais você deveria consumir ovos semanalmente. Confira!

Promovem a saciedade

O ovo é um alimento rico em proteínas e é responsável por manter a saciedade por mais tempo. Isso porque elas são digeridas de uma maneira mais lenta no organismo. Nesse sentido, enquanto o corpo faz a absorção dos nutrientes, você não sente fome, ficando satisfeito por um período maior.

Sabe aquela vontade de comer o tempo inteiro? Pode estar relacionada a uma dieta pobre em proteínas. Portanto, consumir ovos é uma excelente forma de se manter saciado, evitando a ingestão de calorias e, ainda, perder peso.

Combatem a anemia

A anemia é uma condição em que os glóbulos vermelhos estão em baixa no sangue, tendo como consequência a diminuição do fluxo de oxigênio para os órgãos. Esse problema resulta em sintomas como falta de apetite, tonturas, falta de ar, fadiga, taquicardia, etc.

Para combater a anemia, você pode incluir os ovos na sua dieta. É que eles são ricos em ferro, ácido fólico e vitamina D, nutrientes essenciais para reverter o problema, pois estimulam a produção desses glóbulos vermelhos.

Protegem a visão

Uma das principais razões pelas quais você deveria consumir ovos é que eles promovem a saúde dos olhos. Por apresentarem nutrientes como a vitamina A, zeaxantina e luteína, eles são alternativas interessantes para proteger a visão.

Isso porque esses nutrientes diminuem os riscos de acontecer degeneração macular e catarata. Esta primeira é uma doença que causa uma lesão no centro do campo de visão. Já a segunda, é quando a vista vai ficando cada vez mais embaçada. Ambas levam à cegueira.

Por esse motivo, não deixe de incluir o ovo na sua dieta! Consuma semanalmente (sem exageros) e garanta a sua saúde ocular.

Conservam a saúde dos ossos

Os ovos são repletos de nutrientes que promovem a saúde dos ossos: vitamina D, cálcio, fósforo e magnésio. Logo, o consumo desses alimentos pode colaborar com a prevenção de problemas como osteoporose e osteopenia.

E tem mais: os ovos também ajudam a manter a saúde dentária! Embora não sejam feitos de ossos, os nossos dentes são formados por dentina, um tecido riquíssimo em cálcio e tão resistente quantos os ossos. Por isso, ingerir um alimento rico em cálcio é muito bom.

Melhoram a memória

A colina é um nutriente que trabalha na formação de um neurotransmissor muito importante: a acetilcolina. Ela é produzida quando ingerimos alimentos ricos em vitamina B8, que estão presentes nos ovos.

Assim, esse alimento atua em atividades vitais do cérebro, já que seus nutrientes estão envolvidos no desenvolvimento do córtex — região cujas funções abrangem a memória, o pensamento, raciocínio, linguagem e consciência.

Portanto, o consumo de ovos melhora a memória, a aprendizagem, a cognição, diminui as chances de demência, previne o Alzheimer e, no caso das gestantes, eles podem ajudar no desenvolvimento neurológico do feto.

Com todas essas razões para consumir ovos, dá até vontade de ir na cozinha fritar um, né? Super vantajosos para a saúde, eles também são fáceis de encontrar, versáteis e simples de preparar, podendo ser incluídos na dieta e ingeridos semanalmente.

Gostou deste conteúdo? Você conhecia todos esses benefícios dos ovos? Responda aqui nos comentários!

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