Como ter uma vida saudável em 5 passos



Confira as dicas que separamos para ter uma vida com mais qualidade e saúde

Ter muita saúde não deve ficar apenas no desejo e nas felicitações, é necessário também investimento de tempo e dedicação. Evitar doenças e carregar o corpo de energias é resultado de um estilo de vida saudável, com hábitos transformados e mudanças na rotina.

Todos querem ser saudáveis, mas poucos de fato se dedicam a essa tarefa. Pensando nisso, decidimos responder uma pergunta feita com muita frequência: como ter uma vida saudável? Veja 5 passos abaixo:

1. Cuide da sua mente

A relação entre mente-corpo é genuína, estão intimamente ligados. O estado psicológico é capaz de afetar o corpo, assim como a disposição física pode interferir na condição da mente. Um exemplo comum é o de pessoas que já foram tomadas por determinadas dores que não estavam relacionadas a doenças físicas, mas a um estado emocional debilitado.

Não é fácil lidar com as tensões causadas no dia a dia, debaixo de tantos afazeres e preocupações. No entanto, procure relaxar sempre que possível e não ser consumido pela ansiedade. Acima de tudo, busque ajuda de um profissional da área, assistência psicológica é um fator importante para a saúde.

2. Não se esqueça dos nutrientes

Não é novidade pra ninguém que possuir uma boa alimentação é algo essencial para a saúde e que o nosso organismo precisa de determinados nutrientes. Estabeleça na sua dieta alimentos que são capazes de fornecer vitaminas para o seu corpo e tenha o máximo de cuidado com aqueles que são prejudiciais para a saúde.

Consuma frutas diariamente, vegetais e alimentos naturais de modo geral. Tenha sempre em mente boas combinações durante as refeições, não apenas para tornar o momento da alimentação prazerosa, mas também para tornar a nutrição eficaz.

3. Hidrate-se

A água é uma das nossas necessidades básicas, mas às vezes é fácil se esquecer de consumir durante o dia, principalmente quando ela é substituída por outros líquidos para saciar a sede.

Mesmo sendo bastante prazeroso tomar um suco ou refrigerante gelado em um dia caloroso, beber pelo menos 2 litros de água diariamente é essencial e não deve ser dispensado. Torne isso um hábito, defina horários se for necessário.

4. Mantenha o corpo exercitado

Sabemos que o sedentarismo é um propulsor de várias doenças e deve ser encarado com preocupação. Dentre as consequências mais agravantes está hipertensão arterial, diabetes tipo 2, osteoporose, obesidade, doenças pulmonares e tantas outras. A deficiência de alimentos e exercícios adoece o corpo, por isso é preciso mantê-lo em movimento.

Atividades físicas não estão relacionadas somente a musculação. Com ajuda profissional, escolha exercícios que se encaixe melhor na necessidade do seu corpo.

5. Tenha momentos de lazer

As obrigações na maioria das vezes sempre ficam em primeiro plano: trabalhar, cuidar da casa, dos filhos ou estudar. Responsabilidades que exigem nossa atenção e desgaste de energia.

Primeiro procure sempre descansar e não dispense uma boa noite de sono. Depois, sempre que possível, separe um tempo para realizar atividades de lazer e fazer o que gosta. Leia um livro do seu gênero favorito, tire um tempo para conversar com os amigos ou simplesmente desligue a mente das obrigações cotidianas para cuidar de si mesmo.

Agora que você já sabe o que fazer não deixe nada pra depois, comece o quanto antes a reformular os próprios hábitos. Uma vida saudável não diz respeito à uma vida perfeita, completamente livre de doenças, mas sim em ter um organismo forte em prevenção e possuir ânimo para levantar todos os dias pela manhã.

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