Como o açúcar afeta o corpo?



Quem não gosta de comer um docinho de vez em quando, né? Isso porque, além de agradável ao paladar, o açúcar também promove a liberação de serotonina, o hormônio que dá aquela sensação de felicidade.

Entretanto, como tudo que em excesso faz mal, com o açúcar não é diferente! O consumo exagerado provoca vários estragos ao organismo. Então, se você é uma verdadeira formiguinha quando o assunto é a ingestão de doces, precisa manter o controle.

Para mostrar como o açúcar afeta o corpo, trouxemos este conteúdo! Descubra, a seguir, os efeitos do consumo excessivo de doces. Vamos lá?

Aumenta as chances de cáries

A sacarose é um composto presente no açúcar. É ela a principal responsável por facilitar o aparecimento de cáries nos seus dentes. Isso se dá porque as bactérias da placa bacteriana usam esse composto para fermentar.

Consequentemente, substâncias como o ácido lático são produzidas, fazendo com que o esmalte dentário seja corroído e resultando nas cáries, uma vez que ele é o componente que protege os dentes.

Portanto, quanto mais açúcar você consome, maiores as chances de desenvolver cáries. É claro que uma boa escovação logo após a ingestão do doce vai ajudar a evitar o problema, pois os dentes estarão limpos, mas o ideal mesmo é aliar a limpeza com a redução do açúcar.

Prejudica o coração

O consumo excessivo de açúcar favorece o desenvolvimento da obesidade que pode, por sua vez, levar ao surgimento da diabetes tipo 2. Ambas as doenças são consideradas fatores de risco para problemas cardiovasculares.

Então, quando você ingere açúcar de maneira indiscriminada, está prejudicando o seu coração e aumentando as chances de ataques cardíacos. Por esse motivo, se alimentar adequadamente e praticar atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde.

Faz mal para os rins

Como já comentamos, o açúcar pode levar ao desenvolvimento da diabetes tipo 2. Ela é uma doença que prejudica a qualidade de vida e apresenta riscos para a saúde dos rins. Deixa a gente explicar melhor: uma das principais funções desses órgãos é a filtragem do sangue, certo?

Logo, quando a pessoa sofre com a diabetes, ela tem elevados níveis de açúcar no sangue que, pouco a pouco, vão danificando os vasos sanguíneos. No fim das contas, esse problema afeta o trabalho dos rins, que não conseguem filtrar as toxinas direito.

Assim surge a doença renal crônica, que necessita que o paciente faça hemodiálise ou, até mesmo, um transplante de rins. Deu para entender a razão pela qual é tão importante consumir doces com moderação, né?

Afeta as articulações

Se você tem problemas articulares, deve evitar o açúcar. Normalmente, eles são resultados de processos inflamatórios. Dessa forma, o açúcar é responsável por manter a inflamação. Por isso, quando a pessoa está com dores nas articulações, o doce pode agravar o problema.

Ter as articulações prejudicadas é extremamente desagradável. Imagina uma dor no joelho, por exemplo? Ela limita os movimentos e atrapalha a qualidade de vida das pessoas, impedindo que façam coisas simples, como andar direito. Então, o melhor jeito de evitar isso é tendo uma alimentação saudável.

Estraga a pele

Você está focado em cuidar da pele, investiu em produtos caros, fez tudo certinho, mas não viu resultados? Isso pode estar relacionado com a sua alimentação! Veja: a nossa pele tem colágeno, que serve para mantê-la firme, livre de rugas e linhas de expressão.

Mas o consumo excessivo de açúcar pode levar ao processo de glicação: quando as moléculas da glicose se unem ao colágeno, provocando danos à pele. Ou seja, o doce em abundância deixa a cútis flácida, favorecendo o envelhecimento precoce.

Já deu para perceber como o excesso de açúcar afeta o corpo de uma forma nociva, né? Por isso, mantenha o consumo sob controle! Não precisa se livrar completamente do doce, basta que você tenha moderação na hora de comer.

Além disso, conserve os hábitos saudáveis: tendo uma alimentação balanceada, bebendo bastante água e praticando atividades físicas regularmente, você consegue se dar ao luxo de consumir um pouquinho de açúcar sem grandes problemas.

Gostou deste conteúdo? Você conhecia todos esses efeitos do consumo excessivo de açúcar?

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support