Como manter hábitos saudáveis na quarentena?



Com a mudança de rotina e os hábitos desregulados é necessário dar uma atenção especial à atividades saudáveis.

Devido ao período difícil que o mundo inteiro está passando por consequência do Covid-19, algumas medidas de prevenção em meio a pandemia precisaram ser adotadas no país. Uma das formas mais eficazes para evitar o contágio é o isolamento social, com o intuito de evitar contato físico e aglomerações.

Durante a quarentena, sempre que possível, boa parte das atividades externas são suspensas, permanecendo apenas as essenciais como alimentação, saúde, limpeza e segurança. Muitos trabalhos foram redirecionados para casa e uma nova rotina foi estabelecida. Mas algumas pessoas ainda sentem dificuldade de se adaptar a essas mudanças, preservando práticas no dia a dia prejudiciais para a saúde.

Com isso, separamos dicas importantes que podem te ajudar a manter hábitos saudáveis na quarentena. Confira!

1. Tenha uma alimentação saudável

Aproveite esse tempo dentro de casa para fazer o que não conseguia antes: ter uma rotina de alimentação saudável. Nas tarefas diárias fora de casa, com a correria do trabalho e estudos, abdicamos de refeições caseiras e comidas mais nutritivas, optando por alimentos industrializados e mais práticos de consumir, ausentes de nutrientes para o nosso organismo.

Agora, porém, separe receitas saudáveis e não esqueça de fazer todas as refeições nos horários devidos. Lembre-se de que o isolamento aconteceu devido a uma crise na saúde e seu sistema imunológico precisa estar fortalecido.

2. Organize seus horários

Criar uma rotina e estabelecer tarefas diárias pode ajudar bastante na organização. Determine a hora que vai acordar, as atividades que precisa realizar durante o dia e o momento em que precisa dormir. Dessa forma fica bem mais fácil cumprir as obrigações e não acumular trabalho, causando preocupação e estresse.

Chegar no fim do dia e perceber que conseguiu fazer tudo que precisava é libertador.

3. Faça exercícios em casa

Movimente seu corpo! Praticar exercícios é extremamente importante não apenas para o condicionamento físico, mas auxilia também na saúde emocional, mantendo a ansiedade e o medo sob controle.
Há vários exercícios práticos e fáceis que você pode fazer sozinho, como lutas, alongamentos e yoga. Procure vídeos de profissionais especializados na internet, com treinos variados e a melhor maneira de realizá-los.

4. Pratique hobbies

O que você gosta de fazer no seu tempo livre? Todo mundo tem aquela atividade terapêutica que ajuda a relaxar. Leia bons livros, selecionando alguns do seu gênero favorito; se souber, toque um instrumento musical ou cozinhe seu prato preferido. Muitas pessoas adoram pintar, escrever ou até aprender idiomas novos.

O importante é tirar um momento para esquecer preocupações e deixar a mente sossegada fazendo aquilo que mais gosta.

5. Tome sol

Entrar em contato com a luz solar, seguindo alguns cuidados básicos de exposição, é fundamental para saúde. O sol oferece, de forma natural, a Vitamina D para o nosso organismo. Ela é responsável por manter o fortalecimento dos ossos e necessária para que o corpo consiga absorver cálcio, além de prevenir problemas cardiovasculares.

Não é precisa passar horas sob o sol para absorver a Vitamina D, esse tempo pode variar de acordo com a cor da pele, da região onde a pessoa mora e do clima. Peles mais claras respondem mais rápidos à ação dos raios solares, precisando apenas de 5 minutos diariamente sob o sol. Já as peles mais escuras, por possuírem mais melanina, requer um tempo relativamente maior para absorção da vitamina; de 20 a 25 minutos.

É inevitável que o momento atual de incertezas desperte preocupações. No entanto, tentar ao máximo respeitar as medidas de prevenção estabelecidas é o que trará resultados positivos; fazendo isso não apenas visando a própria saúde, mas também o de um país inteiro.

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