Como liberar endorfina naturalmente



A endorfina é um hormônio que desperta os melhores sentimentos dentro da gente. Responsável por promover a sensação de conforto, bem-estar e felicidade, essa substância é produzida pelas reações do nosso cérebro.

E não é à toa que recebe esse nome: endo, vem de interno e morfina, de analgésico. Por esse motivo, é um neuro-hormônio natural que nos deixa mais relaxados, diminuindo a sensação de estresse e combatendo a depressão.

Nesse sentido, as formas de liberar endorfina naturalmente costumam estar relacionadas com atitudes simples no nosso dia a dia. Quer descobrir quais são? Acompanhe este post! A seguir, mostramos algumas maneiras de estimular esse hormônio. Vamos lá?

Se alimentando corretamente

Uma alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No que diz respeito à liberação de endorfina, ela é importante para colaborar com a produção desse hormônio.

Dessa maneira, alguns dos alimentos que ajudam nesse quesito são aqueles fontes de proteínas, como carnes, leites e ovos, fontes de ômega 3, como salmão e sardinha, além de chocolates amargos e vitaminas do complexo B.

Praticando atividades físicas

A prática de exercícios físicos é a forma mais conhecida de liberar endorfina naturalmente. Além disso, é a melhor maneira de se manter saudável. Portanto, una o útil ao agradável e faça atividades físicas!

E para isso, não precisa estar, necessariamente, dentro de uma academia. Uma corrida na praia, uma caminhada na praça ou um passeio de bicicleta pela cidade são jeitos interessantes de manter o corpo em movimento e liberar endorfina.

Socializando com amigos

Quem não gosta de socializar com os amigos ou família, não é verdade? Essa é uma maneira bastante simples de liberar endorfina naturalmente. Contar histórias, relembrar momentos e se divertir com os amigos é incrível!

Depois de um encontro agradável com essas pessoas, você se sente mais leve e feliz, porque as boas companhias e gargalhadas que te proporcionaram ajudaram a estimular esse hormônio tão importante para o bem-estar.

Tendo relações sexuais

Ter relações sexuais é outro jeito muito famoso de liberar endorfina naturalmente. Isso porque já durante as preliminares o corpo estimula a produção desse hormônio, bem como da ocitocina.

Assim, essa liberação se prolonga até o final do ato sexual, quando atinge o nível máximo durante o orgasmo. Portanto, é fundamental se sentir confortável com o parceiro, para que a satisfação aconteça para ambos.

Dormindo bem

Você já percebeu como fica mal humorado e indisposto quando não dorme direito? A privação do sono reduz o aproveitamento da endorfina no cérebro. É por isso que, quando temos boas noites de sono, nos sentimos mais animados.

Logo, para garantir os benefícios desse hormônio, o melhor a fazer é dormir bem. Dessa maneira, você ainda mantém todo o corpo saudável, uma vez que ter uma boa noite de sono é importante para a saúde de modo geral.

Escutando uma música que gosta

Quem não se sente melhor depois de escutar aquela música que tanto ama, né? Por isso, um jeito simples de estimular a produção de endorfina é escutando uma música que você gosta.

Parece besteira, mas faz muito bem! Fazendo isso, nosso cérebro recebe os mesmos estímulos de quando comemos aquela comida gostosa ou damos aquelas risadas com os amigos, promovendo a sensação de felicidade.

Deu para perceber como liberar endorfina naturalmente pode ser simples, não é mesmo? Situações do dia a dia são suficientes para despertar aquele sentimento bom dentro de nós. Então, não deixe de fazer isso para ter uma vida mais leve.

Gostou deste post? O que você faz para liberar endorfina?

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support