Como amenizar a queda capilar? Descubra o que fazer diante desse cenário



A queda dos cabelos incomoda, preocupa e afeta a autoestima. Mas calma! É completamente natural que, diariamente, caiam até 150 fios. Entretanto, se você percebeu que isso tem ocorrido com uma intensidade maior, é bom ficar atento.

Quando penteamos, lavamos ou simplesmente passamos a mão, é comum sentir que alguns — pouquíssimos — fios vieram junto. No entanto, quando você faz isso e repara uma quantidade visivelmente anormal, significa que há um problema acontecendo.

A queda capilar é resultado de vários fatores. Muitas vezes, atitudes diárias simples que realizamos, são capazes de provocar o problema. Desde a forma como penteamos, até a maneira como prendemos, são agentes que podem influenciar essa situação desconfortável. Descubra, a seguir, o que você pode fazer para melhorar esse cenário.

Reduza a frequência das lavagens

Lavar os cabelos todos os dias não é sinônimo de limpeza! Nossos fios têm óleos essenciais responsáveis por protegê-los, logo, quando lavamos em excesso, retiramos toda a proteção deles.

Além disso, se o seu cabelo é oleoso, essa ação acaba agravando o problema, já que ela pode causar efeito rebote. Ou seja, uma vez que você lava os fios em demasia, toda a oleosidade é retirada e o organismo, então, produz mais óleos do que o normal, para repor aquele que foi perdido.

Ainda, quando não causa efeito rebote, provoca ressecamento. Quando lavadas com muita frequência, as madeixas costumam ficar secas, quebradiças e sem vida, estando sujeitas à queda.

Porém, ficar com os cabelos sujos por muito tempo também é péssimo para a saúde dos fios. O ideal é dar um espaço de, pelo menos, 2 ou 3 dias entre as lavagens. E nem pensar em usar água quente, ok? Ela abre as cutículas do cabelo, deixa eles ressecados e cheios de frizz. Água gelada sempre!

Fuja das fontes de calor

As ferramentas de calor são as maiores causadoras dos problemas capilares. Isso porque elas fragilizam os fios e o couro cabeludo. Portanto, se o seu cabelo está caindo mais do que o normal, fuja da chapinha, secador e babyliss!

Afinal, suas madeixas já estão suficientemente fragilizadas e esses equipamentos só vão piorar a situação. Nesse sentido, deixe que os fios sequem naturalmente. No máximo, opte por um ventilador: ligue, sente na frente dele e descanse enquanto seus cabelos secam sem agressão.

Esqueça os produtos químicos

Se em cabelos saudáveis os procedimentos químicos fazem um estrago, imagina nos que já estão fragilizados? Por isso, corra desses produtos! Eles são extremamente prejudiciais e pode ter certeza que a sua queda capilar vai ser acentuada.

Mesmo que seja acostumada a realizar esses procedimentos, evite a todo custo. Muitos desses produtos levam formol em sua composição, o que é terrível para os cabelos, que ficam extremamente enfraquecidos e mais suscetíveis tanto à quebra, quanto à queda.

Em vez disso, mantenha os cuidados com suas madeixas até que a queda seja amenizada para, só então, decidir realizar os procedimentos químicos. Mas lembre-se que, mesmo um cabelo saudável, pode acabar bastante danificado depois de um processo químico, então é melhor pensar bem antes de fazer essa escolha.

Enfim, a queda capilar pode ser resultado de causas variadas, desde agentes externos, como o uso de fontes de calor, até os internos, como a escassez de alguma vitamina no organismo. Dessa forma, é importante ir ao dermatologista, porque ele é o profissional responsável por identificar esses motivos e vai direcioná-lo ao tratamento adequado.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e colabore para que outras pessoas entendam sobre a queda capilar.

Deixe um Comentário

8 − cinco =