Benefícios do alho para a saúde



Um dos ingredientes mais populares das receitas brasileiras, o alho é um alimento há muitos séculos — desde a época do Antigo Egito — conhecido por suas propriedades medicinais.

Além de delicioso, também é bastante nutritivo, sendo rico em vitaminas B, C, manganês, fibras, cálcio, potássio, cobre etc. Então, vale a pena unir o útil ao agradável: o sabor do alho com seu valor nutricional.

Para te mostrar os motivos pelos quais você deve adicionar o ingrediente na sua alimentação, trouxemos este post com alguns benefícios do alho para a saúde. Dá só uma conferida!

Tem poucas calorias

Nada melhor que um alimento saboroso, nutritivo e que tem poucas calorias, não é verdade? E esse é um dos benefícios do alho! Um dente desse ingrediente tem cerca de 4 calorias.

Por esse motivo, o alho é excelente para a saúde e contribui com a sua dieta, podendo ser utilizado como tempero de inúmeras receitas, uma vez que ele ajuda a manter o peso. Não é o máximo?

Melhora a imunidade

O alho apresenta uma substância que colabora com a imunidade, pois é antioxidante, contribuindo com o sistema imunológico: é a alicina. Também é ela que dá aquele aroma forte ao alimento.

Dentre as vantagens dessa substância para a nossa saúde, estão a eliminação de bactérias, micróbios, vírus e fungos, sendo um composto importante para evitar problemas digestivos e respiratórios.

E mais: o alho tem ação expectorante, prevenindo o aparecimento de problemas como tosse, gripes, asma, resfriados e bronquite, por exemplo.

Protege o coração

No tópico anterior, você viu que a alicina ajuda a melhorar o sistema imunológico. Agora, vai descobrir que essa substância é excelente para a saúde do coração também! Isso porque ela reduz o colesterol ruim (LDL), bem como os triglicerídeos, porque é antioxidante.

Assim, um dos maiores benefícios do alho é a prevenção de doenças como infartos e derrames. Além disso, ele tem função reguladora, controlando a pressão arterial e evitando problemas como o AVC e o aneurisma.

É anti-inflamatório

Se você pensa que os benefícios da alicina acabaram, está enganado! Ela também atua como um potente anti-inflamatório, que protege os órgãos e previne o aparecimento de problemas decorrentes de inflamações.

Por isso, sempre que possível, não deixe de acrescentar o alho nas refeições! Além de vantajoso para a saúde, deixa as comidas ainda mais deliciosas e agradáveis — quem não gosta daquele cheirinho de alho refogado, né?

Faz bem para a saúde da pele e cabelos

Por ser um antioxidante incrível, outro benefício do alho é o fato de que ele ajuda a manter a saúde da pele e dos cabelos. Afinal, a oxidação das células dificulta a regeneração, colaborando para o envelhecimento precoce.

Nesse sentido, ter uma dieta com refeições nutritivas e temperadas com alho é de grande ajuda, uma vez que ele combate os radicais livres, responsáveis por essa oxidação, e garante a saúde dos cabelos e da pele.

Enfim, os benefícios do alho são maravilhosos. Portanto, sempre que puder, desfrute desse ingrediente! Ele aumenta o sabor das comidas, é bom para a saúde e ainda é facinho de encontrar.

Gostou deste conteúdo? Quais desses benefícios do alho você não conhecia? Deixe um comentário!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support