Benefícios da caminhada: veja 6 razões para andar a pé



Caminhada como atividade física como trazer muitos benefícios para saúde

A qualidade de vida tem se tornado uma preocupação para muitas pessoas, especialmente na luta contra o sedentarismo, que é um fator de risco para doenças crônico-degenerativas e invalidez. Adotar um estilo de vida saudável passou a ser uma prioridade e também um grande desafio para a sociedade contemporânea.

As atividades físicas têm ganhado espaço e, para quem deseja trabalhar o próprio corpo na conquista desses hábitos, a caminhada é uma ótima solução e um ponta pé inicial. Além de exigir menos esforço que outros exercícios, consegue se encaixar mais facilmente no cotidiano das pessoas. Sob essa perspectiva, iremos apresentar os benefícios que a prática constante da caminhada pode trazer. Confira:

Previne doenças

Caminhar melhora a circulação e o aumento de fluxo sanguíneo, que dificulta o armazenamento de gorduras na parede dos vasos, combatendo as ameaças de doenças cardiovasculares. Além disso, também reduz o risco de desenvolver diabetes, diminui o colesterol total e triglicerídeos.

Tolerância a exercícios físicos

A intolerância a exercícios está relacionada na maioria das vezes à insuficiência cardíaca, mas também pode ser a falta de prática. A constante aplicação da caminhada pode fortalecer o condicionamento físico, aumentando a tolerância até mesmo para outros tipos de atividades.

Diminuição de gorduras

Combate a obesidade e outras complicações causadas pelo excesso de gordura. A caminhada regular não afeta diretamente no índice de massa corporal, pois ela proporciona uma redução da massa gorda, resultando no aumento da massa magra.

No entanto, também traz o fortalecimento da massa muscular, trabalhando não somente nos músculos inferiores, mas em regiões como as coxas e membros superiores: abdômen e braços.

Melhora o humor

Quem possui variações de humor durante o dia e é afetado pelas tensões emocionais, sentirá o impacto desse resultado. São benefícios de ordem psicológica, voltados para o reparo dos estados de humor, que trazem vitalidade e vigor, além de diminuir sentimentos como raiva e exaustão. Também é um forte aliado no tratamento contra a depressão e ansiedade.

Fortalece os ossos

Caminhar em passos rápidos é capaz de prevenir a osteoporose, colaborando para a densidade óssea de todo o esqueleto, ou seja, fortifica os ossos. É indicado que pessoas com osteoporose façam caminhadas de, no mínimo, 30 minutos por dia.

Baixo custo

Diversas pessoas se sentem impedidas de começar determinados tipos de exercícios diante do investimento financeiro, que muitas vezes são altos. A caminhada é a atividade aeróbica de menor custo, pois não exige o uso de equipamentos e entre outras coisas.

O auxílio de um profissional da área de saúde é sempre importante, especialmente para avaliar os tipos de exercícios físicos que seu corpo pode fazer. Contudo, a liberdade de manter seu próprio ritmo e escolher o ambiente que deseja treinar sem pagar nada por isso, é uma grande vantagem e incentivo.

Considerações importantes sobre a caminhada

Como foi citado acima, as atividades físicas precisam respeitar o condicionamento do seu corpo. Então tome cuidado para não realizar esforços além do que é capaz de aguentar.

Não esqueça de que caminhar é diferente de correr. Obviamente a corrida exige um empenho maior, com movimentos mais acelerados e contínuos. Enquanto a caminhada, embora também permita sua própria dose de rapidez, ainda assim está sujeita aos movimentos naturais do corpo; a habilidade comum que possuímos de locomoção.

Outra dica necessária é não esquecer de beber água e se alimentar bem em cada exercício feito. Sempre que iniciar sua rotina de caminhada, leve uma garrafa de água e saia bem alimentado de casa. Um corpo bem nutrido recebe as atividades físicas com muito mais disposição.

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