Autocuidado: conheça os benefícios e saiba como colocar em prática



Desde muito cedo, as mulheres sofrem com as cobranças sociais. Questões como a forma com que se comportam, como se vestem, trabalham e até o fato de aspirarem ou não a maternidade, servem como base para sustentar uma comunidade extremamente machista.

Diante desse cenário, surgiu o movimento de empoderamento das mulheres, que busca a igualdade de gêneros, bem como a promoção do bem-estar do público feminino, por meio do amor-próprio, para melhorar a qualidade de vida, também.

Afinal, o conceito de vida saudável abrange uma conjuntura muito maior do que apenas a questão física. Ora, além de experimentar um corpo sadio, é preciso estar bem consigo mesma e se sentir realizada, para ter uma vivência plena e feliz, não é mesmo?

Por isso, este post traz algumas informações importantes, de fato, sobre a temática do amor-próprio, o seu vínculo com a prática do autocuidado e as maneiras que você pode desenvolver esse hábito. Acompanhe!

Conceito de autocuidado

Como o próprio nome sugere, o autocuidado é uma prática cuja finalidade consiste em priorizar a si mesmo. Ou seja, se cuidar, física e mentalmente, em busca de uma qualidade de vida melhor.

A gente sabe que as mulheres costumam ter um ímpeto de cuidado com o outro. Entretanto, quando você não se coloca como prioridade, não sobra tempo para tratar das suas próprias questões.

Isso quer dizer que, a partir do momento em que as necessidades de outra pessoa assumem o primeiro lugar da sua lista de compromissos, os seus sonhos são deixados de lado.

Logo, é fundamental exercer o amor-próprio. Conheça seus limites, tenha autoconfiança, se ame e se cuide! Assim você será capaz de levar seus projetos adiante e, só então, ajudar as outras pessoas. O seu maior comprometimento precisa ser consigo mesma!

Benefícios do autocuidado

Essa prática está diretamente relacionada à autoestima, isto é, não dá para alcançar um, se não conseguir ter o outro. Sendo assim, ambos caminham juntos na contribuição do seu bem-estar. Dessa maneira, existem algumas vantagens interessantes. Confira:

  • Beneficia as relações interpessoais: uma vez que você se coloca como prioridade, fica mais fácil amparar as outras pessoas. Além disso, sentir-se bem consigo aumenta a disposição e melhora o humor para lidar com o outro;
  • Colabora com a produtividade: em razão de autocuidado e autoestima passearem de mãos dadas, quando você confia no próprio potencial, tem mais segurança para realizar as suas funções. Isso reflete diretamente no rendimento do seu trabalho;
  • Aumenta a qualidade de vida: a partir do momento em que você se ama e se cuida, a saúde é positivamente recompensada, tanto mental, quanto fisicamente. Dessa forma, a qualidade de vida melhora demais.

Colocando em prática

É possível pôr o autocuidado em prática por meio de atitudes simples no dia a dia. Por exemplo, comece eliminando a negatividade da sua vida! Pessoas com essa vibração ruim costumam colocar você para baixo, criticando tudo o que faz ou deixa de fazer, menosprezando suas conquistas e, aos poucos, minando a autoestima. Outras maneiras de fazer isso são:

  • se alimentar bem;
  • praticar atividades físicas;
  • realizar exames regularmente;
  • ter um hobby.

Finalmente, o autocuidado é fundamental para você conseguir ser uma mulher verdadeiramente saudável — seja no que diz respeito ao bem-estar físico, seja em relação ao psicológico.

Portanto, tenha esse carinho consigo mesma! Beba bastante água, faça skincare, hidrate os cabelos, realize o autoexame, cuide de você! Só assim, conseguirá uma qualidade de vida admirável.

E aí, gostou deste artigo? O que você tem feito para colocar o autocuidado em prática? Deixe o seu comentário!

Deixe um Comentário

9 − 2 =