As crianças estão adoecendo fácil? Veja dicas de como fortalecer a imunidade delas



Quem tem criança em casa sabe como é difícil ver os pequenos doentes. Muitas vezes, isso é resultado de um sistema imunológico enfraquecido, que deixa a saúde da criançada mais vulnerável.

Inúmeros fatores podem ser os agentes responsáveis por fazer a imunidade dos pequenos cair, desde a forma como se alimentam, até o modo como lidam com algumas situações.

Nesse sentido, é importante conhecer maneiras de fortalecer a imunidade das crianças, a fim de garantir que os pequenos não adoeçam. Principalmente, levando em consideração que estamos enfrentando uma pandemia.

Por esse motivo, neste artigo apresentamos algumas dicas para que você coloque em prática e colabore com a vida saudável da criançada. Acompanhe!

Amamente o seu bebê

Desde o nascimento, você pode começar a colocar em prática esse método para fortalecer a imunidade das crianças. Afinal, o leite materno apresenta todas as vitaminas e nutrientes fundamentais para o bebê. Por isso, o aleitamento exclusivo é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até os 6 meses.

Depois desse período, a amamentação pode servir como um complemento da alimentação dos pequenos até os 2 anos de idade. Então, se você puder, não hesite em amamentar o seu bebê! O leite, além dos nutrientes, também tem os anticorpos que vão deixar o sistema imunológico da criança mais forte.

Estabeleça horários para a criança dormir

Ter uma boa noite de sono, além de promover o descanso da criança e a recuperação das energias, também permite que ela se desenvolva melhor. Isso porque, enquanto dorme, o organismo trabalha para regular as funções do corpo.

Além disso, uma criança que dorme mal, tende a ficar mais estressada e irritadiça ao longo do dia, já que é durante o sono que o cortisol — hormônio do estresse —, é controlado. Esse é outro motivo que enfraquece a imunidade da criançada.

Por isso, você precisa estabelecer uma rotina de horários para os pequenos. Dessa maneira, ter as horas de sono adequadas acaba se transformando em um hábito. Mesmo que queiram permanecer acordados por mais tempo, não vão aguentar, pois estarão sonolentos.

Promova uma alimentação equilibrada

As comidas industrializadas podem ser uma tentação, devido a praticidade que oferecem na hora do preparo. Entretanto, é um hábito que as crianças precisam evitar. Aliás, não apenas elas. Esses alimentos são nocivos para qualquer pessoa!

Logo, acostume a família desde cedo a se alimentar com legumes, frutas e verduras, comidas que fazem bem para a saúde e colaboram para melhorar a imunidade. Como as crianças, muitas vezes, apresentam dificuldades para aceitar esses alimentos, você pode pesquisar formas divertidas de oferecê-los.

Exponha a criança ao sol

O sol é responsável por ativar a vitamina D, que é essencial para o sistema imunológico das crianças. Assim, lembre-se de expor os pequenos à luz solar. No entanto, existem horários específicos que você pode fazer isso.

É o período cujos raios solares são mais saudáveis: antes das 10h e depois das 16h. Vale ressaltar que não é necessário expor a criança ao sol por um longo tempo, entre 5 e 10 minutos são satisfatórios para a ativação dos nutrientes.

Incentive a prática de atividades físicas

As crianças são cheias de energia e precisam de uma maneira de gastá-las. A prática de atividades físicas é a solução ideal para que elas consigam se divertir e manter-se saudáveis.

Afinal, fazer exercícios combate a obesidade e o estresse infantil, reduz o colesterol, desenvolve a musculatura, trabalha as habilidades motoras, previne doenças cardiovasculares e problemas respiratórios, bem como revigora o sistema imunológico da criançada. Uma ideia é você participar das brincadeiras e atividades também. Isso vai estimular os pequenos.

Enfim, além de todas essas dicas, não esqueça de levar a criançada para tomar as vacinas! Elas são essenciais para fortalecer a imunidade das crianças e evitar que elas contraiam doenças mais sérias.

Ainda, caso esteja com problemas para fazer os pequenos se alimentarem e absorverem todos os nutrientes e vitaminas fundamentais, você pode conversar com o pediatra sobre a oferta de suplementos vitamínicos.

O Gummy Kids, por exemplo, é um multivitamínico em forma de gominhas saborosas e divertidas, responsável por melhorar o sistema imunológico das crianças, bem como dar mais energia. Ele não substitui os alimentos, mas é uma boa opção para complementar os nutrientes dos pequenos.

Gostou deste artigo? Então aproveite e confira o nosso post com dicas de como emagrecer de maneira saudável.

Deixe um Comentário

três × 4 =