Alimentos que você deve evitar oferecer para as crianças até os 2 anos



A alimentação das crianças é muito importante, porque influencia diretamente no desenvolvimento delas. Entretanto, a introdução alimentar deve começar apenas a partir dos 6 meses de vida. Antes disso, se possível, o bebê deve receber leite materno exclusivamente.

Contudo, muita gente pensa que introdução alimentar significa oferecer qualquer tipo de comida aos pequenos. Mas não é bem assim que funciona! Você deve apresentar frutas e alimentos saudáveis para a criança, permanecendo por esse caminho, no mínimo, até os 2 anos de idade.

Essas atitudes são fundamentais para garantir que os pequenos se desenvolvam corretamente e adquiram hábitos alimentares mais saudáveis. Ou seja, alimentando a criançada do jeito certo, você acaba incentivando e fazendo com que elas gostem de comer o que faz bem.

Para isso, algumas comidas devem ser riscadas da lista. Então, para ajudar você a promover uma vida saudável aos pequenos, mostramos neste post os alimentos proibidos para crianças até os 2 anos de idade. Acompanhe!

Guloseimas

Qual é a criança que não gosta de guloseimas? Isso acontece porque os pequenos já têm o paladar bem doce. Por isso, guloseimas como bolos, pirulitos, sorvetes e qualquer comida desse tipo, devem ser evitadas.

Afinal, se a criança já tem o paladar adocicado e você oferece essas guloseimas, ela começa a ficar com o paladar cada vez mais doce. Logo, vai querer comer apenas alimentos com bastante açúcar, o que vai prejudicar a saúde e dar mais trabalho aos pais durante as refeições.

Refrigerante

Essa bebida é péssima para a saúde de qualquer pessoa, independentemente da idade. Todavia, é um dos alimentos proibidos para crianças até os 2 anos, porque em sua composição tem todos os ingredientes prejudiciais aos pequenos: muito açúcar, sódio e cafeína.

Embora seja saboroso, ele colabora para o aparecimento de cáries, irrita o estômago e contribui com a obesidade infantil. Portanto, refrigerante para crianças nessa primeira infância, nem pensar!

Aliás, qualquer criança deveria ser proibida de tomar essa bebida. Entretanto, a gente sabe que nem sempre dá para controlar o consumo dos pequenos. Por isso, a recomendação é regular a ingestão de refrigerantes pela criançada e não deixar que eles fiquem viciados ou bebam em excesso.

Chocolate

Todo mundo gosta de um chocolate de vez em quando, né? Mas aprecie sem oferecer para as crianças, pelo menos, até os 2 anos. É que esse alimento tem açúcar, cafeína, gordura e leite, podendo provocar algum tipo de alergia, além de irritabilidade e insônia.

Aliás, o chocolate também contribui com o excesso de peso da criança. Dessa maneira, a obesidade infantil é um dos riscos desse alimento. Por esse motivo, o chocolate é proibido para os pequenos.

Amendoim

Os amendoins, bem como as castanhas e as nozes, são oleaginosos. Isso quer dizer que as chances de a criança desenvolver alguma alergia são maiores, uma vez que esses alimentos são alergênicos.

Nesse sentido, são bastante perigosos, porque os pequenos podem se engasgar ou sufocar. Então, deixe a sua criança bem longe das oleaginosas. O ideal é que você só ofereça para a criançada depois dos 4 anos de idade — sempre com muito cuidado.

Sucos industrializados

Deixe o seu filho distante dos sucos industrializados, sejam eles de garrafa, caixa ou em pó. Bem longe de serem considerados sucos de verdade, eles parecem mais como refrigerantes do que com qualquer outra coisa.

Afinal, açúcares e corantes são os ingredientes que mais dominam a sua composição. Logo, essas bebidas são terminantemente proibidas para as crianças. A recomendação sempre será oferecer uma fruta fresquinha aos pequenos ou um suco 100% natural, feito em casa e sem aditivos.

Viu como os alimentos proibidos para crianças até os 2 anos de idade são prejudiciais? Não apenas para a saúde, mas para os hábitos também, já que os pequenos costumam ter maiores dificuldades de se alimentar corretamente quando consomem alguma coisa dessa lista.

Então, o conselho que deixamos é: quanto mais tempo evitar oferecer essas comidas para a criançada, melhor será a qualidade de vida delas. Cabe aos adultos fazer a escolha certa!

Gostou deste conteúdo? Quais outros alimentos são proibidos para as crianças aí na sua casa? Deixa aqui nos comentários!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support