Alimentação saudável: confira algumas dicas para incluir a família na dieta



Conseguir ter hábitos alimentares saudáveis não é fácil para ninguém. Contudo, quando se trata das crianças o desafio é ainda maior, já que para elas é ainda mais importante, por estarem em desenvolvimento. No entanto, os pequenos tendem a rejeitar algumas comidas com nutrientes fundamentais.

Por isso, se você não sabe como fazer para incluir a família na dieta, não se preocupe! Acompanhe este post e confira algumas dicas que podem ser seguidas para conseguir que todos conquistem hábitos saudáveis.

Aposte em comidas saudáveis

Reduzir o consumo de alimentos industrializados e investir em comidas naturais é o primeiro passo para uma vida saudável. Por isso, esqueça as comidas que você sabe que fazem mal para o bem-estar da sua família.

Além do mais, essa redução gradual de industrializados pode ajudar na melhor receptividade das crianças aos alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, pois o paladar vai, aos poucos, desacostumando com os açúcares e aromatizantes em excesso que existe nesses produtos.

No futuro, você perceberá que fez a escolha certa, uma vez que essas comidas industrializadas favorecem doenças como obesidade, por exemplo.

Seja exemplar

Assim como a educação começa em casa, os hábitos alimentares saudáveis também. Isso porque a criança costuma observar e repetir o que assiste outras pessoas fazendo. Nesse sentido, se o seu filho ver você se alimentando de biscoitos e, em seguida, você oferecer uma comida saudável para ele, é certo que a criança vai rejeitar.

Por isso, dê o exemplo! Se livre dos produtos industrializados, coma frutas, pães integrais, legumes etc. Além disso, é importante comer essas comidas saudáveis na frente das crianças, bem como oferecer para elas, a fim de que observem e imitem essas ações. Quando menos esperar, os pequenos estarão se alimentando corretamente porque aprenderam com você.

Preparem as refeições juntos

A participação de toda a família no preparo da refeição é um fator que influencia bastante para que os pequenos entendam que ter uma alimentação equilibrada é totalmente comum.

Aliás, você pode deixar que as crianças realizem algumas funções simples na cozinha, assim elas terão a sensação de pertencimento e produtividade ou, ainda, permitir que escolham o que comerão. Por exemplo, caso o prato seja uma salada, os pequenos podem ficar responsáveis pela lavagem dos alimentos.

Dessa forma, a ocasião se torna um evento único e divertido para a criançada, dado que uma das coisas que as crianças mais gostam é se sentirem úteis e adultas.

Planeje cardápios criativos

A monotonia do cardápio pode ser um obstáculo para conseguir inserir hábitos alimentares saudáveis na vida da família inteira. Isso porque, em algum momento, comer a mesma comida sempre vai se tornar uma coisa chata, consequentemente, dando margem para escapadas da dieta.

Em razão disso, é fundamental utilizar a criatividade para imaginar pratos diferentes e coloridos, até mesmo para que o corpo consiga todos os nutrientes que precisa. Afinal, cada comida é nutritiva de formas variadas, portanto é importante ter acesso a alimentos diferenciados, para garantir o exercício correto das funções do organismo.

Viu que alcançar hábitos alimentares saudáveis não é um bicho de sete cabeças? Basta inserir as mudanças gradativamente na alimentação da família e logo estarão todos com uma dieta nutricional rica e qualidade de vida muito melhor!

Que tal compartilhar este artigo? Assim, outras pessoas poderão seguir nossas dicas e introduzir hábitos alimentares saudáveis nas vidas das famílias também!

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