6 efeitos do refrigerante no corpo



Não é novidade para ninguém que o refrigerante é prejudicial à saúde, né? Embora seja gostoso e docinho, o seu valor nutricional é inexistente. Ou seja, zero benefícios! Mas tem gente que, mesmo sabendo do mal que essa bebida faz, continua persistindo no erro.

Sabemos como pode ser difícil se livrar de alguns hábitos. Principalmente desse, que é tão saboroso. Contudo, é um esforço que vale a pena. Afinal, essa bebida ainda colabora para que você diminua o consumo de água e sucos, por exemplo.

Quem é viciado em refrigerante costuma ingerir a bebida sempre que sente sede, substituindo a água. Isso é péssimo para o organismo!

Então, pensando no seu bem-estar, vamos mostrar 6 efeitos do refrigerante no corpo para encorajar você a melhorar os seus hábitos alimentares. Confere só!

1. Ganho de peso

Sabia que em uma lata de refrigerante, tem cerca de 7 colheres de açúcar? Agora imagina o tanto de açúcar no seu organismo, quando você ingere essa bebida diversas vezes ao dia? Não tem corpo que aguente!

Assim, por ser uma bebida excessivamente doce e calórica, o refrigerante é um dos maiores responsáveis por colaborar com o aumento de peso. Aliás, é por causa dele que 6 em cada 10 brasileiros está obeso no Brasil.

E mais: o consumo exagerado dessa bebida, a longo prazo, contribui com o desenvolvimento da diabetes.

2. Prejudicam os dentes e ossos

O cálcio é um nutriente indispensável para a saúde dos ossos e dentes. Nesse sentido, quando você ingere muito refrigerante, o seu corpo não consegue absorver esse mineral direito. Isso se dá porque a bebida tem uma quantidade elevada de ácido fosfórico.

Então, esse ácido impede o organismo de realizar a absorção. Como consequência, temos o desenvolvimento de problemas nos ossos e danos no esmalte dos dentes, resultando em osteoporose e cáries.

3. Risco de desenvolver câncer

A fórmula dos refrigerantes inclui corantes, sódio, açúcar e tantos outros componentes prejudiciais à saúde. Essa composição é capaz de contribuir com o desenvolvimento do câncer, uma vez que provoca sérias alterações no metabolismo.

Portanto, além do câncer, essa bebida pode causar problemas cardíacos, AVC, doenças no fígado, hipertensão etc.

4. Envelhecimento da pele

Como já sabemos, o refrigerante é uma bebida extremamente doce. E açúcar em excesso é péssimo para a saúde da pele. Isso porque a nossa cútis usa o colágeno para permanecer bonita e saudável.

Acontece que açúcar demais promove o envelhecimento das células, um processo chamado de “glicação”. Isso ocorre porque o açúcar se une ao colágeno e enrijece essa proteína.

Assim, em vez de uma pele viçosa, temos uma cútis sem elasticidade, flácida e com rugas, com aspecto envelhecido.

5. Alterações cerebrais

Dentre os efeitos do refrigerante no corpo estão as alterações cerebrais. É que a bebida tem uma grande concentração de cafeína também. E essa substância estimula o sistema nervoso central.

Como resultado, o refrigerante em excesso pode colaborar com o surgimento de problemas desde insônia, irritabilidade, agitação, dores de cabeça e tremores, até Alzheimer e demência.

6. Retenção de líquidos

Outro ingrediente do refrigerante que está em grandes quantidades é o sódio. Dessa maneira, a bebida colabora com a retenção de líquidos, já que a combinação de açúcar e sódio causa um tipo de inflamação.

O resultado desse problema? Sensação de inchaço e as temidas celulites. Para evitar o transtorno basta substituir o refrigerante por sucos naturais e, claro, muita água.

Viu quantos efeitos o refrigerante tem no nosso corpo? E esses que listamos são apenas alguns! Os malefícios vão além dessa lista. Então, a recomendação que deixamos é simples: vá parando, aos pouquinhos, com essa bebida.

A gente sabe que esse tipo de hábito é difícil deixar de lado, mas não é impossível, viu? E é um esforço que vale a pena!

Conhecia esses efeitos? Você é do time viciado em refrigerante ou do que prefere o suco? Conta aqui nos comentários!

 

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support