6 alimentos bons para a memória



Uma alimentação balanceada é importante para a saúde do corpo, da pele, dos cabelos e das unhas. Com o cérebro não é diferente, né? Para mantê-lo trabalhando direitinho, é fundamental ter uma dieta rica em nutrientes.

Caso contrário, as suas funções cerebrais são afetadas, você se torna uma pessoa mais esquecida e o pior de tudo é que isso favorece o aparecimento de doenças sérias, como o Alzheimer, que é degenerativa e não tem cura.

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo com uma lista de alimentos bons para a memória, que vão proteger e turbinar o seu cérebro. Acompanhe e descubra quais são eles! Vamos lá?

1. Salmão

O salmão é um dos alimentos bons para a memória porque é rico em ômega 3, um nutriente responsável por colaborar com o desenvolvimento das células cerebrais, sendo importante para suas funções.

Ou seja, o salmão colabora com a memória, o aprendizado e ainda ajuda no combate à depressão e ansiedade, uma vez que auxilia o trabalho da dopamina e serotonina, substâncias que promovem a sensação de prazer e bem-estar.

2. Mirtilo

O mirtilo — ou blueberry — é uma fruta rica em antioxidantes, fibras e vitaminas que, além de ter poucas calorias, é excelente para a saúde cerebral. Isso porque suas propriedades ajudam as funções cognitivas.

Assim, é uma fruta boa para a manutenção da memória e seus benefícios se estendem a todas as pessoas, tanto quem sofre com demência, quanto aquelas que têm o cérebro saudável.

3. Chocolate amargo

As pessoas costumam ter uma ideia equivocada sobre os benefícios do chocolate. Para a maioria delas, ele somente promove o bem-estar, uma vez que libera os hormônios ligados ao prazer, como a serotonina e endorfina.

Contudo, o chocolate amargo, bem como o meio amargo, são alimentos estimulantes que fortalecem os neurônios e facilitam a memorização. Portanto, contradizendo muita gente, esses tipos de chocolates são bons para a saúde.

4. Brócolis

O brócolis é rico em flavonóides, vitaminas e antioxidantes. Sendo assim, é um alimento muito bom para a saúde do cérebro, dado que fortalecem as células cerebrais, ativam a memória, melhoram o raciocínio e previnem o Alzheimer.

Então, quando se perguntar os motivos de inserir o brócolis na alimentação, lembre-se de todos esses benefícios para a mente.

5. Tomate

Rico em fisetina e licopeno, o tomate além de antioxidante é um alimento anti-inflamatório. Isso significa que suas propriedades evitam a oxidação das células, bem como a inflamação dos neurônios.

Nesse sentido, ele é um ingrediente interessante para a sua salada, porque melhora as capacidades cerebrais, fortalecendo a memória e combatendo doenças como o Alzheimer e a isquemia (quando o sangue demora para chegar — ou nem chega — ao cérebro).

6. Leite

Rico em triptofano, um aminoácido, o leite é responsável por colaborar com o desempenho do cérebro, com a produção de hormônios como a serotonina, além de ajudar para que você tenha uma noite de sono mais tranquila.

Como consequência, ele é um excelente aliado da memorização, já que dormir bem é necessário para o armazenamento de informações.

Viu quantos alimentos bons para a memória existem por aí? E eles não se limitam a essa lista! Portanto, não deixe de ter uma alimentação balanceada, beber muita água e praticar exercícios físicos. São todas essas atitudes aliadas que vão colaborar com o desempenho das suas funções cerebrais.

Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais e faça com que outras pessoas conheçam os alimentos bons para a memória!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support