5 sintomas de gastrite



A gastrite é uma inflamação — aguda ou crônica — que acontece no revestimento das paredes do estômago. Classificada como crônica, aguda, medicamentosa, linfocítica e eosinofílica, é um problema que, no geral, causa dor e azia.

Alguns fatores são responsáveis por contribuir com o aparecimento da inflamação, são eles: estresse excessivo, ingestão de alimentos contaminados, consumo de bebidas alcoólicas, uso de cigarro ou de medicamentos.

Embora o problema precise de um diagnóstico realizado pelo médico, por meio de uma endoscopia, é interessante conhecer os sinais. Assim, fica mais fácil identificar se houver algo de errado e visitar o médico.

Por isso, neste post mostramos os 5 sintomas de gastrite mais comuns. Descubra quais são, a seguir!

1. Dor no estômago

Ora, se a gastrite é caracterizada como uma inflamação na mucosa estomacal, um dos principais sintomas, certamente, é a dor ou desconforto nessa região — sobretudo na “boca” do estômago.

Em geral, essa dor está associada à gastrite causada pela bactéria Helicobacter pylori, uma vez que ela atrapalha o processo digestivo e os alimentos permanecem por um tempo maior dentro do estômago.

2. Barriga inchada

Como a gastrite é uma inflamação nas mucosas do estômago que acarreta em má digestão, uma das consequências desse problema é a sensação de barriga inchada. Novamente, pode estar mais relacionada àquela gastrite causada pela H. pylori.

Essa digestão mais lenta provoca a formação de mais gases no estômago, por isso a sensação de estufamento. Inclusive, é pelo mesmo motivo que os arrotos acontecem com uma frequência maior.

3. Enjoos e vômitos

Enjoos e vômitos são dois sintomas muito comuns em quem sofre com indigestão. Isso porque os alimentos passam um longo período sendo digeridos no estômago, devido à inflamação causada pela gastrite.

Dessa maneira, junto com os desconfortos e a sensação de barriga inchada, é muito comum a pessoa com má digestão se sentir empanturrada e acabar ficando enjoada e vomitando.

4. Falta de apetite

Pense bem: se dentro do seu estômago a comida não está sendo digerida corretamente e na velocidade que deveria, o apetite vai demorar a aparecer. Afinal, os alimentos ainda estão ali sendo processados, sem dar tempo para a fome.

É claro que somente a falta de apetite não é uma certeza do diagnóstico de gastrite, mas é bom ficar de olho para ir ao médico se a situação persistir, pois não é comum.

5. Queimação no estômago

A queimação no estômago, também identificada como azia, é um dos sintomas de gastrite mais incômodos. Isso acontece porque, quando comemos e o alimento entra no estômago, nosso organismo produz suco gástrico.

Nesses casos de inflamação da mucosa estomacal, esse ácido gástrico volta pelo tubo esofágico. Por isso, o sentimento de queimação. Todavia, vale ressaltar: nem sempre é gastrite.

Com esses sintomas de gastrite, fica um pouco mais fácil identificar caso tenha algo errado acontecendo no seu estômago. Entretanto, não siga recomendações e dietas de tratamento de internet.

Para conseguir concluir o tratamento com sucesso, é fundamental consultar um médico gastroenterologista. Ele é o profissional responsável por diagnosticar e recomendar uma possível mudança de hábitos, bem como a medicação adequada.

O que você achou deste conteúdo? Deixe um comentário!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support