5 mitos da alimentação saudável que você deve abolir hoje



Você sabe o que é uma alimentação saudável? Você tem esse bom hábito na sua vida? Sabe quais são os seus benefícios? E os mitos da alimentação saudável? Neste artigo falaremos tudo sobre os maiores mitos da alimentação saudável.

A alimentação saudável

5 mitos da alimentação saudável que você deve abolir hoje

A alimentação saudável é o consumo de alimentos naturais em refeições do nosso dia a dia. Nela é preciso a inclusão de carnes, hortaliças, legumes, açúcares, ovos, leite, massas, raízes, óleos e tubérculos. A quantidade precisa para a alimentação saudável pode variar de organismo para organismo, já que é levada em consideração a idade, a altura e o peso e gênero de cada pessoa, além dos exercícios físicos praticados pela mesma.

Para um indivíduo ter uma alimentação equilibrada foi criada uma pirâmide que divide cada tipo de alimento conforme a necessidade bruta de cada organismo. Cada divisão compõe o nível de gorduras, proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas, minerais e água que estamos consumindo por meio dos alimentos. De grande importância, esses alimentos são combustíveis para  que o corpo exerça suas funções de forma adequada.

Benefícios da alimentação saudável

A alimentação saudável fornece diversos benefícios, entre eles:

  • previne doenças como o câncer, cardíacas, diabetes, obesidade, entre outras doenças crônicas;
  • melhora a qualidade de vida;
  • auxilia no retardamento do envelhecimento, equilíbrio hormonal;
  • combate as dores corporais.

Além disso, melhora o humor e aumenta a energia, pois pessoas que têm maus hábitos alimentares podem sofrer com cansaço, obesidade e insônia. Bons hábitos alimentares proporcionam equilíbrio de nutrientes necessários para o fornecimento de energia e estabilização das emoções.

Mitos da alimentação saudável que você deve abolir hoje

Abaixo, listamos os maiores mitos da alimentação saudável. Confira:

1.      Ovos fazem mal ao coração

Um dos mitos da alimentação saudável é que os ovos fazem mal ao coração por conter grande quantidade de colesterol. Mas não é bem assim, há estudos que mostraram que o colesterol presente nos ovos não tem tanto impacto em seu colesterol total, mas sim a gordura saturada presente em frituras que elevam os tais níveis ruins. A dica é evitar muitas gemas e consumir mais as claras para uma alimentação balanceada.

2.      Barra de cereal é um lanche saudável

Embora frutas secas e amêndoas sejam saudáveis, o que podemos falar sobre as barrinhas de cereais que contêm camadas de chocolate, corantes artificiais e ingredientes nada saudáveis? Isso mesmo, as barrinhas de cereais que você compra não são tão saudáveis assim. Se você deseja enganar a fome sem ganhar peso é recomendado consumir amêndoas e frutas secas sem incrementos e, claro, sem serem industrializadas.

3.      Evitar totalmente carboidratos

Assim como gorduras, é muito importante saber qual tipo de carboidrato precisa ser evitado. Os carboidratos estão em quase todos os alimentos, desde a fruta até o sonho de padaria. Um dos mitos da alimentação saudável é evitar todos os alimentos que contêm carboidratos. A dica é ter certeza de que está consumindo mais frutas e menos doces, por exemplo.

4.      Cortar gorduras é a melhor forma de perder peso

Quando se corta totalmente um grupo alimentar, a tendência é que você acabe suprindo a falta com outro tipo de alimento, e, na maioria das vezes, quando se corta repentinamente qualquer gordura, logo acaba descontando no açúcar – e isso pode piorar a situação. A dica é cortar a gordura aos poucos para evitar o ganho de peso repentino.

5.      Alimentos orgânicos são mais saudáveis

5 mitos da alimentação saudável que você deve abolir hoje

Esse é um assunto controverso entre pró-orgânicos e quem olha esse tipo de alimento com desconfiança. Os alimentos orgânicos são menos expostos aos químicos assim como as pesticidas, o que não quer dizer que tenham mais nutrientes que os alimentos não orgânicos. Então, a dica é consumir alimentos orgânicos quando desejar comer algo livre de aditivos e não apenas ter uma alimentação correta.

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