5 formas de substituir o sal nas suas receitas



Presente na maioria dos alimentos, o sódio é um nutriente importante para o nosso organismo. Em quantidades adequadas, ele atua nos impulsos nervosos, regula o volume de sangue e ajuda nas contrações musculares.

Contudo, em excesso, ele pode causar problemas de saúde. É o caso do sal, que é composto por cerca de 40% de sódio, sendo uma das principais fontes do nutriente. Assim, ele é utilizado como um tempero fundamental na cozinha.

Entretanto, muita gente não sabe usar o ingrediente com moderação e acaba exagerando nas pitadas de sal. Nesse sentido, é interessante aprender novas maneiras de temperar as comidas, utilizando outros condimentos.

Pensando nisso, neste post mostramos 5 formas de substituir o sal nas suas receitas. Desse jeito, dá para manter o sabor da comida com a garantia de que vai permanecer saudável. Confira!

1. Troque por pimentas

Independentemente do tipo, a pimenta é uma substituta incrível para o sal. Isso porque ela tem um sabor picante, excelente para ser usada como tempero nas receitas salgadas. Além disso, ela traz inúmeros benefícios para a saúde.

Seja estimulando o metabolismo, melhorando a digestão ou prevenindo alguns tipos de câncer, a pimenta é um condimento que vai bem em comidas como frutos do mar, carnes e molhos.

2. Combine alho com cebola

Quem não gosta daquele aroma que fica no ar quando refogamos alguma comida no alho e na cebola? Bem como o cheiro, que é delicioso, os benefícios são agradáveis também. Afinal, essa dupla é ótima para as funções respiratórias, além de melhorar a circulação sanguínea e controlar a pressão arterial.

E a melhor parte é que eles combinam com, praticamente, todas as receitas salgadas que você fizer! Dos pratos mais simples, aos mais sofisticados, a combinação de alho com cebola vai bem com a maioria delas.

3. Substitua o sal comum por sal do Himalaia

Você deve estar se perguntando os motivos de substituir um sal pelo outro, não é mesmo? Vamos explicar: o sal comum tem uma concentração de sódio muito maior. Por isso, em excesso, acaba prejudicando a saúde.

Em contrapartida, o sal do Himalaia é mais natural. Isso significa que a porcentagem de sódio nesta versão é bem menor. Portanto, se puder escolher, prefira o sal do Himalaia — também conhecido como sal rosa.

4. Adicione folhas de louro

Usar folhas de louro é uma das formas de substituir o sal nas receitas. É que essa planta dá um sabor especial aos pratos, além de ser muito vantajoso para a saúde. Isso porque o louro alivia dores e gases, auxilia na digestão e até colabora para regular o fluxo da menstruação.

Diante de tantos benefícios, não é à toa que muita gente adiciona folhas de louro nos temperos de sopas, caldinhos de feijão e carnes, por exemplo. A planta, realmente, dá uma melhorada no sabor dos pratos, sendo uma maneira de reduzir o consumo de sal.

5. Tempere com salsinha

A salsinha é um condimento que pode substituir bem o sal. Afinal de contas, ela não tem sódio e deixa os pratos deliciosos. Além disso, esse tempero tem uma gama de utilidades para o nosso organismo, já que combate problemas cardíacos e renais.

Por esse motivo, quando pensar em um substituto para o sal nas suas receitas, lembre-se da salsinha. Ela vai bem com pratos salgados como sopas, massas, frangos, carnes, purês etc.

Já deu para perceber que as formas de substituir o sal nas receitas são variadas, né? Então, quando quiser fazer pratos mais saudáveis e reduzir a ingestão desse condimento, basta seguir essas dicas! Desse jeito, dá para aproveitar uma comidinha gostosa e benéfica para o organismo.

Gostou deste post? O que você usa para substituir o sal nas suas receitas? Deixe um comentário!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support