5 benefícios do mamão



Todo mundo está careca de saber que uma alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. E dentro dessa dieta estão as frutas, como o mamão, por exemplo.

Uma das mais populares do Brasil, o mamão é saboroso e bastante acessível. Faça o teste: qualquer feira ou supermercado que você for, vai ter essa fruta à venda. Além disso, é rica em nutrientes importantes para a saúde.

E mais: ele pode ser consumido de várias maneiras. Dá para misturar com granola, fazer suco, vitaminas e usar as folhas para fazer chás. Até mesmo o caule e as suas sementes podem ser consumidas! Ou seja, um alimento bastante versátil, né?

Mas, afinal, quais são as vantagens dessa fruta? Foi pensando nisso que a gente trouxe este post! Acompanhe e descubra os benefícios do mamão para a saúde. Vamos lá?

1. Colabora com o emagrecimento

Muito conhecida entre as pessoas que fazem dieta, a fruta recebe esse reconhecimento porque tem poucas calorias, sendo excelente para quem está com esse objetivo em mente. Só para você ter uma noção, cada 100g de mamão apresenta cerca de 40 calorias, somente.

Além disso, é uma fruta rica em fibras e água, o que ajuda na regulação do intestino. Mas de nada vai adiantar uma alimentação concentrada apenas no consumo de mamão. Se você quer perder peso, é importante aliar essa fruta com a ingestão de outros alimentos nutritivos também.

2. Regula o colesterol

A pectina é um polissacarídeo que diminui a absorção de gorduras, colaborando com a manutenção do colesterol. Logo, um dos benefícios do mamão é que ele é rico nessa fibra. Entretanto, essa não é a única vantagem.

A pectina, junto com a papaína e a fibrina (todas fibras presentes no mamão), são responsáveis por auxiliar na digestão, melhorando o trânsito intestinal e facilitando o processo digestivo. Sendo assim, a fruta é uma boa alternativa para quem sofre com intestino preso, pois atua como um laxante.

3. Fortalece a imunidade

Rico em vitaminas A, B e C, o mamão também é capaz de fortalecer o sistema imunológico. E não é só isso: ele ainda apresenta carboidratos e antioxidantes que, associados, formam um combo incrível para o bom funcionamento do organismo.

Nesse sentido, a fruta é ótima para prevenir doenças como gripes, resfriados e, até mesmo, o câncer. Então, certamente vale a pena adicionar o mamão na dieta.

4. Rejuvenesce a pele

Como já dissemos, o mamão é rico em antioxidantes, como a vitamina C, o betacaroteno e o licopeno. E eles são os nutrientes ideais para a saúde da pele, pois evitam a produção de radicais livres em excesso.

Esses radicais (apenas em grandes quantidades) são responsáveis por oxidar as células da pele, destruindo o colágeno. As consequências são rugas, linhas de expressão, flacidez, manchas e envelhecimento precoce.

5. Melhora a visão

O betacaroteno presente no mamão protege as córneas e toda a estrutura ocular. Isso significa que a fruta ajuda no combate a conjuntivites e cataratas. Além disso, esse antioxidante também evita o ressecamento dos olhos.

Enfim, os benefícios do mamão são tantos que nem couberam todos nesta lista! Por isso, não deixe de acrescentar essa fruta na sua alimentação e lembre-se de manter sempre uma dieta balanceada para usufruir de todas essas vantagens.

Mas atenção! Se você for gestante, o consumo do mamão não é recomendado, pois a fruta pode ser abortiva. Portanto, opte por outros alimentos. O ideal é conversar com o profissional que está acompanhando a sua gestação, a fim de montar uma dieta adequada.

Gostou deste post? Compartilhe e espalhe por aí os benefícios do mamão para a saúde!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support