4 sinais de que você pode estar com anemia
Caracterizada como a deficiência no acúmulo de hemoglobina no sangue, a anemia atrapalha a produtividade e a qualidade de vida das pessoas. Além disso, embora pareça simples, nos casos mais graves pode levar à morte.
Então, qual a função da hemoglobina nessa situação? Ela é um componente fundamental para o bom funcionamento do organismo, uma vez que possibilita o transporte de oxigênio ao longo do sistema circulatório e é responsável por dar a cor vermelha ao sangue.
Essa carência pode ser motivada por inúmeras razões, desde a falta de nutrientes importantes, até os fatores hereditários. Contudo, para reverter o quadro de anemia, a princípio, é necessário reconhecer os sinais.
Afinal, com a proteína que promove a oxigenação em menor quantidade, o corpo começa a sentir os efeitos, não é mesmo? Portanto, para ajudar você a identificar os sintomas da anemia, trouxemos este post! Dessa forma, dá para procurar ajuda profissional o quanto antes. Acompanhe!
1. Cansaço
Para que o nosso corpo funcione direitinho, as células precisam receber oxigênio da maneira adequada. Na anemia isso não acontece, já que a produção de hemoglobina é menor.
Logo, um dos sintomas da anemia mais comuns é o cansaço! Quando a oxigenação das células está fraca, você fica sem energia, com aquela moleza no corpo, sem coragem e ânimo para fazer nada.
2. Dores de cabeça
Geralmente, esse sinal aparece quando a anemia avançou um pouco. Isso porque, mesmo nas situações em que a produção de hemoglobina está fraca e a oxigenação das células comprometida, o cérebro permanece funcionando e recebendo oxigênio normalmente.
Entretanto, a partir do momento que você não se cuida quando a anemia ainda está no começo, as chances dela evoluir são maiores. E é nessa hora que um indício mais sério pode aparecer: a dor de cabeça.
Depois de um tempo conservando os neurônios, o organismo cansa e, finalmente, começa a diminuir o oxigênio dessa região. Por isso é tão importante tratar enquanto há tempo.
3. Palidez
Como sabemos, a hemoglobina dá cor ao sangue. Presente nos glóbulos vermelhos e hemácias, quando ela é insuficiente, os órgãos mais importantes são privilegiados no que diz respeito ao fluxo sanguíneo.
Veja bem: se esse componente está em poucas quantidades, as partes vitais do organismo precisam ser priorizadas. Ou seja, o fluxo sanguíneo é redirecionado para esses lugares e, assim, ocorre a palidez.
Aliás, essa palidez não é apenas da pele! Ela envolve, também, as mucosas. Por exemplo, além do rosto mais pálido, você pode perceber aquela parte de dentro dos olhos, que normalmente é avermelhada, sem cor nenhuma.
4. Dificuldade de concentração
Bem como a dor de cabeça, um dos sinais da anemia que atrapalham muito a produtividade é a dificuldade de concentração. E ela acontece pelos mesmos motivos: no momento em que os neurônios começam a receber menos oxigênio.
Deixa a gente explicar melhor: as células do nosso cérebro precisam de bastante oxigênio e energia para trabalhar direito. Então, na ocasião em que ocorre a deficiência desse elemento, a pessoa fica mais distraída, já que o corpo está menos potente.
Enfim, conhecendo os sintomas da anemia, fica melhor para identificar essa condição, não é mesmo? Contudo, esses são sinais que podem indicar outras coisas também, pois são bastante variáveis.
Por esse motivo, o ideal mesmo é realizar exames. Eles vão facilitar a descoberta e agilizar para que você inicie os cuidados, dependendo do seu tipo de anemia e das recomendações do seu médico.
Compartilhe este post nas redes sociais e colabore para que outras pessoas consigam identificar a anemia mais rápido!