4 sinais de que você pode estar com anemia



Caracterizada como a deficiência no acúmulo de hemoglobina no sangue, a anemia atrapalha a produtividade e a qualidade de vida das pessoas. Além disso, embora pareça simples, nos casos mais graves pode levar à morte.

Então, qual a função da hemoglobina nessa situação? Ela é um componente fundamental para o bom funcionamento do organismo, uma vez que possibilita o transporte de oxigênio ao longo do sistema circulatório e é responsável por dar a cor vermelha ao sangue.

Essa carência pode ser motivada por inúmeras razões, desde a falta de nutrientes importantes, até os fatores hereditários. Contudo, para reverter o quadro de anemia, a princípio, é necessário reconhecer os sinais.

Afinal, com a proteína que promove a oxigenação em menor quantidade, o corpo começa a sentir os efeitos, não é mesmo? Portanto, para ajudar você a identificar os sintomas da anemia, trouxemos este post! Dessa forma, dá para procurar ajuda profissional o quanto antes. Acompanhe!

1. Cansaço

Para que o nosso corpo funcione direitinho, as células precisam receber oxigênio da maneira adequada. Na anemia isso não acontece, já que a produção de hemoglobina é menor.

Logo, um dos sintomas da anemia mais comuns é o cansaço! Quando a oxigenação das células está fraca, você fica sem energia, com aquela moleza no corpo, sem coragem e ânimo para fazer nada.

2. Dores de cabeça

Geralmente, esse sinal aparece quando a anemia avançou um pouco. Isso porque, mesmo nas situações em que a produção de hemoglobina está fraca e a oxigenação das células comprometida, o cérebro permanece funcionando e recebendo oxigênio normalmente.

Entretanto, a partir do momento que você não se cuida quando a anemia ainda está no começo, as chances dela evoluir são maiores. E é nessa hora que um indício mais sério pode aparecer: a dor de cabeça.

Depois de um tempo conservando os neurônios, o organismo cansa e, finalmente, começa a diminuir o oxigênio dessa região. Por isso é tão importante tratar enquanto há tempo.

3. Palidez

Como sabemos, a hemoglobina dá cor ao sangue. Presente nos glóbulos vermelhos e hemácias, quando ela é insuficiente, os órgãos mais importantes são privilegiados no que diz respeito ao fluxo sanguíneo.

Veja bem: se esse componente está em poucas quantidades, as partes vitais do organismo precisam ser priorizadas. Ou seja, o fluxo sanguíneo é redirecionado para esses lugares e, assim, ocorre a palidez.

Aliás, essa palidez não é apenas da pele! Ela envolve, também, as mucosas. Por exemplo, além do rosto mais pálido, você pode perceber aquela parte de dentro dos olhos, que normalmente é avermelhada, sem cor nenhuma.

4. Dificuldade de concentração

Bem como a dor de cabeça, um dos sinais da anemia que atrapalham muito a produtividade é a dificuldade de concentração. E ela acontece pelos mesmos motivos: no momento em que os neurônios começam a receber menos oxigênio.

Deixa a gente explicar melhor: as células do nosso cérebro precisam de bastante oxigênio e energia para trabalhar direito. Então, na ocasião em que ocorre a deficiência desse elemento, a pessoa fica mais distraída, já que o corpo está menos potente.

Enfim, conhecendo os sintomas da anemia, fica melhor para identificar essa condição, não é mesmo? Contudo, esses são sinais que podem indicar outras coisas também, pois são bastante variáveis.

Por esse motivo, o ideal mesmo é realizar exames. Eles vão facilitar a descoberta e agilizar para que você inicie os cuidados, dependendo do seu tipo de anemia e das recomendações do seu médico.

Compartilhe este post nas redes sociais e colabore para que outras pessoas consigam identificar a anemia mais rápido!

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support