4 motivos para não deixar de beber água



Beber pelo menos 2 litros de água por dia é indispensável.

Mais de 60% do corpo humano é constituído por água, contribuindo para quase todas as funções do nosso organismo e, por isso, essencial para a vida. Por se tratar de uma necessidade fisiológica, em algum momento do dia, movidos pela cede, vamos sentir o desejo de ser saciados. Contudo, pequenas quantidades de água ingeridas não são o suficiente para suprir nossas necessidades diárias.

A água é o principal componente para a formação de líquidos corporais, estando presente na saliva, auxilia na mobilidade das articulações, nas lágrimas e no processo de produção da urina pelos rins e no sangue. O ideal é que para adultos seja ingerida pelo menos 2 litros de água por dia e, em casos específicos como pessoas que realizam atividades físicas, esse número pode aumentar para 6 livros.

O tempo todo perdemos água no corpo por diversas razões, seja através da respiração, do suor ou da urina, por isso é indispensável repor diariamente essa quantia. Esses são apenas alguns dos pontos que evidenciam sua importância, então confira abaixo informações que separamos sobre os benefícios da água.

Ajuda no emagrecimento

A água é uma forte aliada para perder peso. Isso acontece devido a estratégias na rotina alimentação que podem ser utilizadas e nas funções naturais que ela exerce. Ela pode reduzir a sensação de fome durante alguns minutos e, por isso, podem ser ingeridas antes das refeições para quem quer evitar excessos de comidas.

Também acelera o metabolismo e, consequentemente, aumenta o número de calorias gastas ao final do dia. Melhora o funcionamento do intestino, eliminando facilmente resíduos do corpo e ainda aprimora o rendimento físico.

Traz benefícios para a ele

A falta de hidratação traz consequências na elasticidade da pele, que provoca o envelhecimento precoce, e a deixa ressecada. Mas quem possui uma pele naturalmente oleosa também precisa hidrata-la, fazendo isso por fora, através de cosméticos, e principalmente por dentro, por meio da ingestão de água. Além de tudo isso, ela ainda previne manchas e protege da poluição.

Importante para a nutrição

O que acontece é que sem a água o sangue se torna mais denso, impedindo o transporte adequado dos nutrientes para as células. Outro fator é que algumas vitaminas, como as de complexo B e C, precisam do suporte da água para a absorção delas no organismo.

A água ainda possui nutrientes na sua própria composição, como carboidratos e proteínas, contendo também substâncias como sódio, cálcio, potássio e magnésio.

Previne a pedra nos rins

A principal forma de proteger o seu organismo da produção de pedra nos rins é por meio da água. Isso é consequência da boa circulação do sangue quando bebemos muita água, facilitando o processo de expelir o que não é mais necessário do corpo.

O surgimento de cálculo renal é mais comum no verão diante do clima quente, pois estimula a desidratação. Por isso ande sempre com uma garrafinha de água na mão para não esquecer de beber, especialmente nos dias quentes.

Embora sentir sede ao longo do dia é algo recorrente para qualquer pessoa, muitos possuem maus hábitos relacionados ao consumo de água. Quando estão com sede preferem beber outros líquidos como refrigerante, sucos ou bebidas alcoólicas, mas nenhuma outra substância substitui ação da água natural.

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