4 comidas que devem ser evitadas



Se você está em busca de hábitos saudáveis, começando pela alimentação, precisa saber que determinadas comidas devem ser evitadas. Isso porque algumas delas fazem muito mal para o organismo.

Embora sejam, geralmente, mais práticas de preparar e bastante saborosas, elas podem ser verdadeiros venenos para o corpo. Contudo, muita gente ainda insiste nesses alimentos, porque facilitam nos momentos de correria.

Entretanto, se você está disposto a mudar seus hábitos, de fato, e ter uma vida mais saudável, continue lendo este post. A seguir, mostramos 4 comidas que devem ser evitadas e como você pode substituí-las. Confira!

1. Carnes processadas

Sabe aquela salsicha deliciosa que você come com macarrão? Ou aquela mortadela que deixa o misto quente mais gostoso? São exemplos de carnes processadas ou embutidas. Elas são uma mistura dos restos de carnes que sobram das indústrias.

Repletas de gorduras ruins, conservantes, sal, realçadores de sabor e aroma, são comidas que devem ser evitadas por quem pretende ter um corpo saudável. Portanto, linguiça, salsicha, mortadela, presunto, bacon e peito de peru: nem pensar!

Afinal, todos esses ingredientes que são encontrados em sua composição podem elevar os riscos de câncer, como o de intestino e o colo retal, além de piorar a pressão alta. Para substituí-las, troque por carnes frescas (in natura).

2. Temperos prontos

Você está na cozinha, fazendo uma comidinha super gostosa e saudável, mas na hora de condimentar, joga um tablete de tempero pronto dentro da panela. Grande erro! Eles só vão estragar a sua receita.

Vendidos em tabletes ou em pó, esses temperos prontos industrializados costumam ter sódio em excesso, sendo péssimos para a saúde, porque colaboram com o aumento da pressão arterial.

Além disso, são ricos em conservantes e aromas artificiais, elevando os riscos de infarto, AVC e problemas renais. Para substituir, tempere as suas receitas com ervas naturais: alecrim, salsa, manjericão, louro etc.

3. Margarina

A margarina que você usa para complementar o seu sanduíche faz muito mal para a saúde, sabia? Embora muita gente acredite que ela é uma opção saudável, na verdade, a margarina não tem benefício nenhum.

Rica em gorduras trans, ela reduz os níveis do colesterol bom (HDL) e aumenta o colesterol ruim (LDL). Assim, um grande malefício da margarina é o risco de infarto, pois o LDL entope os vasos sanguíneos.

Para deixar a margarina de lado, opte pelo uso de manteiga ou azeite de oliva quando for preparar suas comidas.

4. Comidas congeladas

Para durar mais e permanecer congeladas, essas comidas são repletas de sódio, gorduras ruins, conservantes e realçadores de sabor e aroma. Nesse sentido, elas acabam promovendo retenção de líquidos e aumento da pressão arterial, devido aos elevados níveis de sal.

Com o intuito de evitar essas comidas, o ideal é que você prepare as suas próprias refeições. Muitas vezes estamos apressados e, por isso, vemos as comidas congeladas como a solução dos nossos problemas, né?

Mas o melhor que você pode fazer para se livrar desse hábito ruim é preparar sua alimentação em casa, para a semana inteira, e guardar no congelador. Isso vai facilitar sua vida quando estiver com pressa.

Percebeu como esses alimentos podem ser nocivos para a saúde? Por isso, antes de escolher qualquer uma dessas comidas, lembre-se dos motivos pelos quais elas devem ser evitadas e pense que existem maneiras mais saudáveis de substituí-las.

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