4 alimentos saudáveis que te ajudam com aquela vontade de comer doces



Quem nunca sentiu aquela vontade quase incontrolável de comer um docinho, né? Mas, quando estamos em busca do emagrecimento, por exemplo, esse desejo pode acabar atrapalhando o objetivo.
Além disso, se você consome esses doces em excesso, futuramente poderá ter problemas, como diabetes, cáries, colesterol alto, obesidade ou gastrite, por causa da ingestão de muito açúcar.

Sendo assim, é importante procurar formas mais saudáveis para matar a vontade de comer doces. Principalmente, porque o açúcar libera serotonina e dopamina, que dão uma sensação de bem-estar e acabam viciando a gente.

Quer saber quais alimentos ajudam a satisfazer esse desejo? Acompanhe este post! A seguir, mostramos algumas opções de alimentos saudáveis que diminuem a vontade de doces. Vamos lá!

1. Banana

O triptofano é um aminoácido essencial que contribui com a produção de serotonina, o hormônio da felicidade e a banana é riquíssima nesse nutriente. Sendo assim, é uma alternativa interessante quando bater aquele desejo de comer doce.

Ou seja, se o açúcar vicia porque promove uma sensação de bem-estar, a banana pode ser uma substituta agradável, já que ela tem o aminoácido que desperta a mesma percepção. Além disso, a fruta é fonte de fibras, vitaminas, potássio e magnésio, auxiliando no emagrecimento também.

2. Leite e derivados

Bem como a banana, o leite também é composto por triptofano. Nesse sentido, tanto ele, quanto os seus derivados, são capazes de despertar a sensação de felicidade que o açúcar estimula.

E mais: o leite ainda tem cromo, um mineral essencial que aumenta os efeitos da insulina (hormônio que metaboliza o açúcar no sangue) no organismo. Isso significa que ele também diminui a compulsão pelos doces.

Portanto, o leite, queijo, iogurtes naturais e smoothies, por exemplo, são alternativas para matar a vontade de comer doces, pois aumentam a saciedade e reduzem a fome de outros açúcares.

3. Abacate

O abacate é uma fruta rica em beta-sitosterol, uma molécula semelhante ao colesterol, que mantém o organismo livre do LDL, o colesterol ruim, pois impede a sua absorção. Além disso, ele também atua no controle do cortisol, o hormônio do estresse.

E por qual motivo ele é uma boa opção para matar a vontade de doces? O estresse é um dos grandes causadores da compulsão alimentar, que faz a gente sentir desejo de comer açúcar para nos sentirmos bem. Então, comendo uma fruta como o abacate, que controla esse hormônio, você fica mais relaxado e não sente tanta necessidade de doces.

4. Uva

Esteja em sua forma natural ou desidratada (uva passa), ela é uma fruta excelente para quem está procurando novas maneiras de reduzir o consumo de doces. Rica em ferro, potássio e fibras, a uva é bem docinha.

Assim, se torna uma boa substituta de um biscoito, por exemplo, porque oferece uma quantidade relevante de nutrientes e, ainda, diminui a compulsão por esses açúcares nada saudáveis.

Percebeu que existe solução para o desejo incontrolável por açúcar? Portanto, quando pensar em comer um docinho depois do almoço ou no meio da tarde, lembre-se desta lista! Pode ter certeza que esses alimentos vão matar a vontade de comer doces e garantir a sua saúde.

Gostou deste post? Você também é do time que adora comer um docinho fora de hora? Deixa aqui nos comentários!

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