Sofre com boca seca? Veja como evitar o desconforto



Aquela sensação de boca colada, a dificuldade em mastigar uma comida e até dificuldade em articular algumas palavras, tudo isso acaba virando rotina para quem sofre com boca seca.

Claro que isso não é fim do mundo, mas também não é algo que a gente pode deixar para lá como se não tivesse importância não. A gente deve sempre estar atento ao nosso corpo. Ele nos mostra se estamos fazendo tudo certo ou se tem algo errado que precisamos ficar atentos. A boca seca constantemente é um desses sinais, não podemos ignorar.

Por isso fique atento, separamos aqui algumas causas para isso, além de alguns tratamentos e ainda algumas dicas que você vai pode levar para o seu dia a dia.

Causas da boca seca

Sofre com boca seca? Veja como evitar o desconforto

É sempre importante entender as causas para poder tratar os sintomas, e se você sofre com boca seca, saiba que isso nada mais é do que um sintoma de alguma outra coisa que está acontecendo no seu organismo, mesmo que também seja a causa de outros problemas que podem aparecer por causa dela.

Desidratação – Um dos primeiros motivos que devemos nos atentar é se estamos hidratados. Você bebe água o suficiente? Tem certeza? Beba água. Mas calma, continue lendo que a gente separou algumas dicas para você.

Remédios – Muitos remédios secam a boca como um efeito colateral. Se você toma alguma medicamente regularmente, dê uma olhadinha na bula, na parte dos efeitos colaterais. Alguns medicamentos podem ser trocados ou às vezes mudar a dose é o suficiente para diminuir esse efeito colateral. Então se você toma algum antidepressivo, anti-histamínico, diurético ou remédio para pressão alta, dê uma conferida na sua bula.

Tabagismo – A boca seca é um dentre os vários efeitos colaterais de se fumar. A fumaça em si causa esse efeito na mucosa interna da boca. Tente diminuir a ingestão de fumaça caso não consiga parar de vez, que é o ideal.

Doenças desconhecidas – Se você sofre com boca seca pode ser apenas o primeiro sintoma de alguma doença que você ainda nem sabe que tem e que está apenas começando a se manifestar. Fique atento a outras alterações no seu organismo e, caso não melhore, procure um médico.

Doenças crônicas – Algumas doenças podem causar a boa seca. Algumas por afetarem diretamente as glândulas salivares, como Hodgins ou o Parkinson, até mesmo HIV. Já outras doenças podem causar a boca seca como ums consequência de seu tratamento, seja pelos remédios necessários, como vimos acima, ou ainda pelas alterações que causam no organismo, como a diabetes. Isso acontece porque é comum que os diabéticos acabem urinando muito mais do que o normal, o que elimina líquidos do corpo e seca a boca.

Gravidez – Algumas mulheres podem acabar ficando com a boca seca durante a gestação porque o bebê está puxando todos os líquidos do organismo para poder se desenvolver corretamente.

Principais tratamentos

Como você deve ter percebido, a maior causa para a boca seca acaba sendo a desidratação do organismo, seja por baixa ingestão, efeito colateral de remédio ou o aumento na necessidade de água pelo organismo.

Portanto o principal tratamento para a boca seca acaba sendo bem simples: Beba água. Muita água.

No entanto a gente sabe que as vezes, por não ser uma necessidade muito imediata ou mesmo pela correria do dia a dia, muita gente acaba esquecendo de beber água ou bebendo menos do eu deveria.

Se você sofre com boca seca, separamos essas dicas abaixo, dê uma olhada.

Sofre com boca seca? Siga estas dicas abaixo!

Sofre com boca seca? Veja como evitar o desconforto

 

Tenha sempre agua com você – Tenha sempre com você uma garrafa de água.  Uma garrafa é melhor do um copo, porque você não vai ter que se deslocar de onde tiver para encher tantas vezes, o que vai aumentar a sua ingestão de água. Na mesa, balcão ou na bolsa, não importa, sempre tenha água com você.

Lembretes – Essa é a hora de ser esperto e usar as ferramentas a nossa volta a nosso favor. Você pode programar um despertador no celular ou pode usar algum cronômetro na sua mesa, por exemplo. Mas o maior lembrete é sempre visual: deixe a sua garrafa sempre a vista.

Seja criativo – Ela é essencial a vida e uma delicia em um dia quente, mas o ser humano é um eterno insatisfeito, então variar um pouco acaba ajudando a se manter hidratado. Coloque frutas, como limão, ou ervas, como hortelã, na água. Não precisa fazer um suco e nem chá, só coloque para dar aquele cheirinho. Mesmo o chá e o suco ajudam, desde que não tenham açúcar, que também seca a boca.

Estimule a Salivação – Uma bala ou chiclete, desde que sem açúcar, também vai ajudar a manter a sua boca hidratada já que aumentam a quantidade de saliva que o seu corpo produz.

Se você sofre com boca seca, aplique estas dicas no seu dia a dia e se livre deste mal! Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários e até a próxima.