Quer viver mais? Siga estas 5 dicas



A maioria das pessoas tem o sonho de viver mais anos e há uma pequena parte que consegue atingir os 100 anos e até um pouco mais. Mas, qual o segredo de viver mais? Como posso atingir a longevidade? Neste artigo daremos dicas para quem quer viver mais.

A vida

A nossa vida tem um ciclo: nascer, crescer e morrer. Grande parte das pessoas hoje em dia teme o envelhecimento, processo natural de nosso corpo. Até porque, a juventude não é eterna nem mesmo a ciência descobriu a fonte da juventude. Muitos sonham chegar até os cem anos, mas isso depende de muitos fatores, como veremos adiante.

A longevidade

A longevidade tem o significado de vida longa, a expectativa de duração de vida. É uma das maiores metas das pessoas atualmente, mas para isso é preciso manter uma vida saudável, principalmente na terceira idade. Com o avanço da medicina e maior conhecimento sobre o nosso corpo, é possível viver mais, sendo a maior expectativa, chegar com saúde até120 anos.

Estudos comprovam que 30% dos que têm cem anos ou até mesmo mais que isso, chega a essa faixa etária com as suas funções mentais e físicas preservadas, enquanto as outras pessoas começam a apresentar problemas antes dos 80 anos. Conclui-se que para chegar até os cem anos depende do seu estilo de vida, se você segue e consegue manter uma vida saudável. A expectativa de vida de um brasileiro aumentou e chegamos até a média de 73 anos. E ainda podemos evoluir.

Como viver mais?

Abaixo, listamos as melhores dicas para ajudar aqueles que querem viver mais. Confira:

1.      Alimentação saudável

Quer viver mais? Siga estas 5 dicas

Sim, essa é uma das dicas para viver mais. É preciso ter um prato mais colorido, uma refeição completa. Cientistas holandeses apontam que deixar o prato colorido com frutas e hortaliças de diversos tipos ajuda a evitar o desenvolvimento de tumor no pulmão. Comer a cada três horas e refeições pequenas também ajudam a ter qualidade de vida, pois favorece a glicemia estável e impede o estresse no nosso organismo.

2.      Pratique atividades físicas

Não é preciso frequentar uma academia, há diversas formas para praticar atividade física, assim como subir as escadas em vez de utilizar o elevador, utilizar a bicicleta ou caminhar, dançar, entre outros.

3.      Ter uma boa noite de sono

O horário adequado para um descanso varia conforme o funcionamento do organismo de cada pessoa, não há um horário exato. O horário varia entre seis e sete horas, mas o que importa é se sentir descansado e recuperado.

4.      Evite bebidas alcoólicas e o fumo

Se você tem o hábito de fumar, comece a reduzir até parar completamente. Se for preciso, procure um profissional para orientá-lo melhor. Caso tenha hábito de consumir bebidas alcoólicas, evite o consumo excessivo, porém, você pode consumir pelo menos meia taça de vinho no jantar, por exemplo – tudo por conta das substâncias contidas nas uvas, que ajudam a manter o coração saudável, evitando cardiopatias.

5.      Evite o estresse

O hormônio conhecido como cortisol, responsável pelo estresse, em nível moderado é benéfico porque ele nos mantém dispostos. Entretanto, seu excesso pode trazer problemas e patologias, como a prisão de ventre, acidez estomacal, pressão arterial elevada, cefaleia, fibromialgia, ataques cardíacos e até mesmo câncer.

Além disso, o estresse também reduz as defesas e o nosso corpo fica mais vulnerável, sofrendo ataques de bactérias e vírus. Procure evitar preocupações desnecessárias, faça ioga, meditação ou natação, escute música, converse com os amigos etc.

Gostou do artigo com informações para quem deseja ter mais longevidade? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog e até a próxima!

Deixe um Comentário