Quantas vezes comer por dia para emagrecer?



Hoje em dia muita gente busca perder peso. A maioria não sabe como começar e grande parte começa errado. Muitos acabam pulando certas refeições acreditando que a dieta irá funcionar dessa forma, mas estão muito enganados. Para evitar que ocorra algum erro na dieta, nesse artigo iremos falar sobre a importância das refeições do nosso dia-a-dia, o emagrecimento e quantas refeições para emagrecer devem ser feitas.

Quantas vezes comer por dia para emagrecer

Emagrecimento

Conforme diversas pesquisas científicas dedicadas ao estudo da associação entre a frequência de refeições e a resposta do organismo em forma de diminuição ou aumento de peso corporal, não há nenhuma relação provada entre esses fenômenos. Algumas dessas pesquisas construíram uma associação errada de causa e consequência e que teria mesmo uma relação inversa. Se você deseja perder peso talvez seja eficaz comer menos vezes diariamente.

Quantas vezes comer por dia?

Quantas vezes comer por dia para emagrecer.

O essencial é o individuo se alimentar assim que estiver com fome. É algo individual, depende da genética e do metabolismo do individuo. Uma quantidade de refeição pode ser benéfica a uma pessoa e não ser para outra. Há pessoas que não ficam satisfeitas só de se alimentar 3 vezes por dia. Com isso podemos dizer que a regra de se alimentar 3 em 3 horas por dia é um mito.

Para uma mulher que busca emagrecer e necessita 1200 calorias diárias é fácil consumir 400 calorias três vezes ao dia. E não dividir essa quantidade em 6 ou até 7 refeições. Caso um homem com 2000 calorias e quer emagrecer, o esforço é mais rápido, ele vai limitar as porções e não pode ingerir estas calorias em três refeições.

A dica é manter a sua saciedade e para isso é preciso ir com calma e escolher consumir alimentos que possuem proteína, gordura boa, ovos, água e principalmente praticar atividades físicas. Lembre-se também de esquecer que comer 3 em 3 horas controla os níveis de glicose, pois é um mito! Se acha que comer de 3 em 3 horas pode ajudar a controlar a fome, você está errado, pois ficar horas sem comer causa mais vontade de consumir alimentos nada saudáveis, assim como os doces.

Refeições frequentes

Se nós dividirmos a dose diária de calorias em várias vezes se torna mais fácil controlar a fome. Porém, neste caso, o peso reduzirá somente quando diminuirmos o valor calórico do que é consumido. As refeições frequentes possuem efeito positivo sobre o nível de ácidos graxos e glicose no sangue. Porém, não há ligação relevante que indica que as refeições frequentes auxiliam na perda de peso.

O mesmo estudo aponta que a ideia de que as refeições frequentes aceleram o metabolismo não há fundamento real. Além de tudo, estudos recentes comprovaram que do ponto de vista do metabolismo e consumo de calorias não há diferença entre as pequenas refeições e as maiores apenas uma vez ou duas ao dia, com a mesma quantidade final das calorias diárias.

Refeições frequentes (de 5 a 7 vezes diárias) ajudarão você a perder peso se auxiliarem em controlar porções e diminuir ingestão calórica. Porém, se as refeições frequentes se tornam mais difíceis de controlar calorias, você ganhará peso. Caso as refeições sejam menos frequentes (de 3 a 4 diárias) e fizeram você consumir mais por conta da fome constante, então naturalmente ganhará peso. Caso as refeições menos frequentes auxiliarem no controle e redução de calorias, então perderá peso. A frequência com que consumimos de forma alguma afetará o metabolismo, nem acelerar e nem torná-lo mais lento. Na maioria dos casos, três refeições completas e dois lanches mais leves são ótimas opções.

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