Como a vitamina D auxilia seu organismo?



Existem as vitaminas A, B, C, D, E, B12, K, e diversas outras, temos quase um alfabeto de vitaminas que agem beneficamente em nosso corpo, melhorando nossa saúde e qualidade de vida. Cada vitamina possui seu benefício em nosso corpo, são tantos e que poucas pessoas sabem realmente a importância e seus efeitos no corpo, por isso uma dúvida é comum: qual a utilidade da vitamina D para o organismo?

Suas vantagens e benefícios

A principal utilidade da vitamina D para o organismo é o fato de que ela facilita a absorção do cálcio pelo organismo – lembrando que o cálcio é essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes. Porém, não para aí, além de melhorar a saúde óssea, essa vitamina também previne doenças como obesidade e diabetes.

É importante sempre manter um equilíbrio, igualmente na alimentação, e estudos científicos já comprovaram que a deficiência dessa vitamina está associada ao desenvolvimento de depressão. A Universidade Vrije, da Holanda, estudou 1.282 pessoas entre 65 a 95 anos, e concluiu que aquelas que sofriam de depressão possuíam taxas relativamente baixas de vitamina D no sangue, em comparação com aquelas que não sofriam da doença.

Além de todos esses, a utilidade da vitamina D para o organismo está presente em diversas áreas: equilíbrio hormonal, melhora a imunidade, previne diabetes, previne o desenvolvimento do câncer, beneficia a gravidez e também ajuda a combater doenças cardíacas!

Qual a utilidade da vitamina D para o organismo

Onde posso encontrar?

A utilidade da vitamina D para o organismo já sabemos, agora, onde podemos encontra-la? Uma maneira conhecida e muito fácil de obter a vitamina D é através da exposição solar, isso porque os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar sua síntese e produção, sendo o sol responsável por cerca de 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.

10 a 15 minutos de sol duas vezes por dia é suficiente para possuir bons níveis da vitamina D, porém, uma exposição exagerada ao sol podem causar mais malefícios que benefícios, sendo necessário um monitoramento do tempo e horário em que for tomar sol.

Porém, existem diversos alimentos que são cheios de vitamina D e que podem complementar os níveis dessa vitamina, além de serem carregados de outras tão benéficas quanto, entre esses alimentos estão o leite, o salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais.

Qual a utilidade da vitamina D para o organismo?

Vitamina D: essencial para a vida!

A utilidade da vitamina D para o organismo é indiscutível, sendo útil para a saúde da pele, dos ossos, dentes, metabolismo do cálcio, dentre diversos outros benefícios, e além de tudo, você pode absorvê-la apenas dando uma volta no quarteirão – mesmo sem perceber, você está lá absorvendo vitamina D. Por isso, mantenha uma alimentação saudável, com exercícios físicos e uma boa saúde mental, para assim atingir a maior qualidade de vida que for possível!

Tem alguma duvida sobre a utilidade da vitamina D para o organismo? Sabe de mais algum benefício? Deixe aqui seu comentário para que nossa equipe possa tirar a sua dúvida o mais rápido possível e proporcionar o maior esclarecimento possível!