Qual melhor dieta para reduzir gordura no fígado?



Quais são as melhores formas e a melhor dieta para reduzir gordura no fígado? Neste artigo iremos falar tudo sobre fígado, gordura e a melhor dieta para reduzir gordura no fígado.

O fígado

O fígado é a maior glândula do nosso corpo e ainda pode realizar mais de 500 funções. O fígado está localizado na região abdominal, do lado direito, logo abaixo do diafragma e pode pesar até 1,5kg. Ele é um órgão bastante vascularizado, recebendo até 70% do seu sangue derivado da veia porta e o restante pela artéria hepática.

Os nutrientes absorvidos pelo intestino chegam até o fígado por meio da linfática e no fígado são acumulados e metabolizados. As substancias tóxicas absorvidas são neutralizadas e eliminadas por meio da bile. O fígado tem atividade exócrina e endócrina.

A gordura

Gordura é um termo utilizado para uma classe de lipídios. Há diversos tipos de gordura que estão constantemente presentes em alimentos, sejam artificialmente ou naturalmente como as saturadas, insaturadas e gorduras trans. Nem toda gordura é ruim, uma pequena porção na dieta pode auxiliar o organismo na absorção de determinados nutrientes.

A gordura também pode ser uma fonte de energia, proporcionando algumas vitaminas e ácidos graxos essenciais. A gordura saturada deve ser consumida em pequenas porções, nada em excesso. Está presente em alimentos como manteiga, chocolate, produtos feitos com carne (salsichas, por exemplo), massas folhadas, banha de porco e tortas salgadas.

A maioria das pessoas consome gordura saturada em grande quantidade. Uma dieta rica em gordura saturada pode aumentar os níveis de lipoproteína de baixa densidade ou até do colesterol ruim no sangue aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Já uma dieta composta por gorduras insaturadas podem auxiliar na redução dos níveis do colesterol ruim no sangue e aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade. Gorduras saturadas podem ser substituídas em uma dieta adequada com gorduras mais saudáveis como monoinsaturadas e poli-insaturadas que estão presentes em diversos alimentos assim como peixes, sementes, frutas, óleos de oliva e girassol, nozes, legumes e verduras.

A gordura trans é o terceiro tipo de gordura encontrada em níveis baixos em alguns alimentos como produtos derivados do leite e a carne. As gorduras trans artificiais são feitas por meio de um processo de hidrogenação do óleo e conhecidas como gordura hidrogenada que pode ser utilizada para fazer frituras.

Uma dieta rica em gorduras trans pode também elevar os níveis de colesterol ruim no sangue. Mas, é mais importante reduzir a quantidade da gordura saturada que a da gordura trans, segundo NHS Choice.

Qual melhor dieta para reduzir gordura no fígado?

Qual melhor dieta para reduzir gordura no fígado?

A melhor dieta para reduzir gordura no fígado existe e não é somente uma, há diversos hábitos que auxiliam na redução da gordura no fígado, elas são:

  • Evitar consumir em excesso alimentos ricos em gorduras como pizzas, queijos amarelos, condimentos e sanduíches;
  • Consumir bastante água entre as refeições;
  • Eliminar o consumo de bebida alcoólica;
  • Consumir mais alimentos saudáveis como legumes, carnes brancas grelhadas, frutas e verduras;
  • Evitar alimentos como requeijão, biscoito amanteigado, queijo amarelo, chocolate, lingüiça, bacon, salsicha, maionese, mortadela, manteiga, produtos de pastelaria em geral e margarina;
  • Consumir alimentos ricos em fibras no dia a dia;
  • Se alimentar a cada 3 horas, mesmo que não tenha fome. Não ter fome após 3 horas da última refeição feita significa que comeu em excesso e é preciso de ajuste;
  • Realizar algum tipo de atividade física regularmente;
  • Consumir leite desnatado, macarrão, arroz, mel, carnes magras, gelatina, ovo e queijo branco.

Qual melhor dieta para reduzir gordura no fígado?

Seguir regularmente todos esses hábitos é uma das melhores e mais saudáveis formas de eliminar sintomas de gordura no fígado. A dieta não tem como objetivo curar a doença, mas é preciso evitar com antecedência para não ocorrer algum problema futuramente.

Gostou do artigo sobre melhor dieta para reduzir gordura no fígado? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!