Qual a importância do colágeno para o organismo



Você já ouviu falar sobre o colágeno e não sabe o que realmente é? Neste artigo falaremos tudo sobre colágeno, benefícios, onde é encontrado e qual a importância do colágeno para o organismo. Além disso, citaremos tudo sobre o suplemento SineLim!

Qual a importância do colágeno para o organismo

O colágeno

O colágeno é uma proteína de rápida absorção que pode ser encontrada de forma natural em nosso organismo. Contribui para a resistência e elasticidade da nossa pele, para a saúde dos cabelos e unhas e ainda é responsável por formar as fibras que suprem os tecidos do corpo assim como tendões, ossos e articulações. Vale lembrar que o consumo de colágeno é um aliado na prevenção da celulite, flacidez e estrias; porém, não possui capacidade de eliminar as que já existem.

Cada atividade de colágeno é definida por diversos tipos de colágeno. Todos fazem parte da formação de alguma parte do corpo. O colágeno tipo I, por exemplo, faz parte da composição do tecido conjuntivo frouxo e denso e dos tendões. Os colágenos do tipo X, XI e XIII constituem a cartilagem.

Os alimentos que devem fazer parte da alimentação para adquirir colágeno são:

  • carnes vermelhas e brancas;
  • peixes;
  • iogurte desnatado;

Qual a importância do colágeno para o organismo.

  • geleia de mocotó;
  • ovos;
  • queijo tipo cottage;
  • frutas vermelhas e cítricas;
  • aveia;
  • castanhas;
  • amêndoas;
  • nozes;

Qual a importância do colágeno para o organismo

  • soja;
  • aveia.

E não, a gelatina não é um alimento rico em colágeno! A gelatina industrializada, como muitos dizem ser rica em colágeno, mas, na verdade é uma fonte pobre dessa proteína. Vale ressaltar que, se o corpo já possui quantidades suficientes de colágeno, a suplementação é contraindicada, pois o excesso pode sobrecarregar os rins.

Por isso que é recomendado consultar um médico ou nutricionista antes de começar a fazer a utilização dessa proteína. Somente profissionais podem orientar a necessidade da reposição no organismo.

Qual a importância do colágeno para o organismo?

A importância do colágeno para o organismo é que essa proteína promove a elasticidade e a resistência. Para que os movimentos ocorram, os ligamentos e tendões precisam ser flexíveis e também resistentes. Outro papel fundamental do colágeno é nas cartilagens que ficam entre as articulações.

O colágeno ajuda a evitar que os ossos batam uns nos outros e causam dor e desgaste. Esteticamente falando, Esteticamente falando, a importância do colágeno para o organismo é que deixa a pele mais bonita, firme e com menos rugas.

A quantidade de colágeno em nossa pele é a grande diferença entre o tecido epitelial de uma pessoa com 20 anos de idade e de outra com 70. Por mais que seja produzido de forma natural pelo nosso organismo, quanto mais o tempo passa, menos colágeno produzimos e, em consequência, surge linhas de expressão e a flacidez.

A partir dos 30 anos de idade, a produção de colágeno reduz e a deficiência passa a ser percebida. Por isso que é a importância do colágeno para o organismo não é apenas por fatores estéticos, também pelo seu papel essencial na locomoção e bom funcionamento das cartilagens.

SineLim possui colágeno?

SineLim é um suplemento composto por fibras que ajudam a reduzir a absorção de gordura corporal. Esse produto possui vários ingredientes naturais que potencializam os efeitos no organismo. Um dos ingredientes é o colágeno peptiplus (colágeno hidrolisado). A importância do colágeno para o organismo é que é uma proteína essencial para os nossos cabelos, músculos e pele.

O colágeno hidrolisado é uma proteína popular no mercado, sendo comercializada em pó, livre de qualquer tipo de água. As indústrias conseguem deixá-la em um tamanho mínimo capaz de fazer com que o corpo absorva de forma rápida. A partir disso, ocorre o processo natural que o colágeno entra em contato com a água e assim faz parte da estrutura dos tecidos.

Gostou do artigo sobre o que é colágeno e porque ele é importante para o nosso organismo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!