Quais diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos



Neste artigo vamos abordar sobre as diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos. Você vai saber o que são, suas características individuais e a importância para o funcionamento saudável do organismo.

Diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos

Podem parecer que são apenas distintos por detalhes, mas existem diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos.

Alimentos probióticos são os ricos em bactérias boas. Já os prebióticos tem em sua composição básica uma grande quantidade de fibras. Por fim, os simbióticos são aqueles que resultam da união de ambos e atuam sobre o intestino, para que seja regulado de forma adequada.

Além disso, todos tem uma função importante de redução de colesterol ruim e de riscos de câncer de cólon, entre outras doenças relacionadas ao intestino e trato estomacal.

Encontrados em vários alimentos são indicados ainda para pessoas que:

  • Consomem álcool com habitualidade;
  • Fumantes;
  • Ingerem alimentos gordurosos;
  • Pessoas que sofrem de prisão de ventre, etc.

Sendo assim, embora tenham funções diferentes, trabalham em conjunto para manter o equilíbrio saudável do corpo humano.

Probióticos

Quais diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos

Existem diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos, conforme já mencionado, mas agora vamos ver como funcionam os probióticos.

São ricos em bactérias saudáveis e estão presentes em leite fermentado, iogurtes, queijos e também em medicações específicas.

Tendo como agentes os lactobacilos e bifidobactérias, efetuam uma ação sobre o bom funcionamento e equilíbrio do intestino, através do fornecimento de bactérias boas ao funcionamento gastrointestinal.

Atualmente, o Kefir, é um alimento bastante rico e considerado um excelente probiótico, possuindo mais leveduras que os iogurtes comuns e com muito mais qualidade com uma ação muito mais efetiva, atuando no sistema imunológico e protegendo de forma muito eficiente o intestino.

Prebióticos

Quais diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos

Embora existam diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos, a união destes alimentos fomentam melhorias consideráveis para a saúde do ser humano.

Os alimentos Prebióticos são aqueles que fornecem suplementos microbianos para auxiliarem as bactérias a se fortalecerem, através de fornecimento de fibras benéficas para o sistema intestinal.

A eficácia de sua ação depende da quantidade ingerida diariamente. Elas atuam em conduzir as fibras ao intestino de forma íntegra para que possam ser utilizadas na limpeza de bactérias danosas, e causar um equilíbrio adequado ao funcionamento do intestino.

As fibras ao chegarem ao intestino, permitem a alimentação de bactérias saudáveis que conseguirão exercer sua função adequada para que o organismo possa funcionar adequadamente.

Simbióticos

Quais diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos

As diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos permitem que estes alimentos exerçam uma ação eficiente no organismo auxiliando a manter a saúde da pessoa de forma adequada.

Agora vamos falar sobre os Simbióticos, que são bastante potentes, pois se formam da união dos probióticos com os prebióticos.

Os primeiros são as próprias bactérias ingeridas por meio do consumo de alguns alimentos, e os prebióticos referem-se aos alimentos que fornecem as fibras necessárias à alimentação dessas bactérias. Desta maneira, o consumo de alimentos nestas duas categorias permitirá que as funções intestinais sejam regularizadas, gerando para isso, a função simbiótica.

Com base neste resultado, as pesquisas científicas evoluíram e desenvolveram alimentos simbióticos específicos, que consideraram esta união para criarem iogurtes, assim como em alguns queijos, sorvetes e produtos de soja, assim como foi desenvolvido o Kefir, que atua de forma eficiente com esta característica nutricional.

Considerações finais

Vimos as diferenças entre alimentos simbióticos, prebióticos e probióticos e conforme pudemos identificar, embora possuam características diferentes, possuem um grande poder de purificação e melhoria do funcionamento do intestino, também atuando em outras fragilidades do corpo humano, inclusive com ação no combate a doenças.

Faça um comentário em nosso blog. Dê sua opinião! Ela é muito importante para nós.